terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Anseio ver meu Senhor

 
O que você pensa sobre o futuro? Quando eu digo futuro, eu não estou pensando necessariamente em 2014, ou 2015, nem mesmo algum outro ponto do tempo cronometrado.

Quando eu digo futuro, estou pensando no tempo que Deus trará de volta a existência perfeita daquilo que foi deformado e danificado pelo pecado.

O apóstolo Paulo ressalta uma esperança, mesmo que neste mundo de pecado, fraqueza e morte, o homem salvo que se angustia e geme, certamente será revestido pela vida.

Leitura: 2Coríntios 5.1-4 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida”.

Irmãos enquanto estamos neste mundo, neste corpo, nesta casa, como citada por Paulo, estamos gemendo, uma palavra que também significa “gemer” é “suspirar profundamente”.

O ser humano suspira profundamente os pesares da vida,

Hoje pela tarde, um senhor que sempre tem recolhido material de reciclagem, eu já fiz visita em seu lar, ele mora no bairro da Pedrinha, mas seus filhos não tiveram interesse em retornar a igreja nem mesmo os pais.

Ele me falou essa tarde “Pasto, feliz ano novo”, e fiquei ponderando nessas palavras: “feliz ano novo”, como assim Feliz ano novo?

Como podemos ter um feliz ano novo num mundo marcado pela dor e pela morte? Sabendo que muitas pessoas e milhares delas, inclusive esse aquele senhor certamente terminará sua noite, como já testemunhou caminhando e cambaleando com uma latinha de cerveja?

Como assim feliz ano novo? Com alguém que não é feliz pode me abençoar com felicidade? Como alguém pode entregar que não tem? Como alguém pode conferir algum que não possui?

Pense e responda: Quem não tem gemido, enquanto está em sua casa terrestre, que é nosso corpo atual?

Se você estudar o capítulo anterior, Paulo fala das aflições do mundo, e as muitas aflições que os seguidores de Jesus encontram nessa existência.

Depois de ter falado sobre isso Paulo menciona que evidentemente gememos, sofremos e morremos, mas essa não é a história completa.

Temos a promessa de um dia, ser revestidos em Nossa habitação celestial.

Paulo utiliza duas metáforas ou imagens, para descrever nossa presente situação e a esperança que nos aguarda, uma casa temporária na terra em contraste com uma casa eterna nos Céus,

Sabemos que, se essa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, Temos da parte de Deus um edifício, Casa não feita por mãos humanas, mas eterna e nos céus.

Em alguns antigos escritos, a ideia de estar revestido era vista como similar a estar dentro de uma casa. As duas coisas são externas a nós e apresentam certa porção de proteção e cobertura.

No tempo de Paulo, o nome da roupa usada pela classe pobre era derivado de uma palavra que significava ‘pequena casa’.

Quaisquer que sejam as razões, Paulo usa diferentes imagens para contrastar duas ideias básicas:

1ª Uma habitação terrestre, temporal, em contraste com uma habitação celestial e eterna,

2ª Estar nu em contraste com estar vestido, ou seja, mortalidade em contraste com a vida eterna em Cristo.

No fim, todas essas metáforas estão falando a respeito da mesma coisa: A esperança que temos de que, por ocasião da volta de Jesus, seremos revestidos com a eternidade, para nunca mais sofrermos a deterioração da dor e da morte.

Pense a respeito da morte, que parece ser o fim de tudo. Sem esperança de alguma coisa além dela, que expectativa poderíamos ter?

Paulo enfatiza as razões que temos para a esperança de que a morte não tem a palavra final, Jesus tem a palavra final, e a palavra final é não é morte. É vida.

Viva o ano de 2014, como se fosse seu último ano, viva intensamente, Mas viva para o Senhor, Porque para Deus quem dá última palavra será seu Filho. O Senhor a quem servimos!

Onde está a tua paixão?




Na noite de natal, eu e Juliana saímos para dar um volta, e quando estávamos próximo do colégio Anita, algo me chamou atenção, desacelerei o carro e acompanhei por alguns instantes pelo retrovisor,

Era um homem, talvez com a minha idade, remexendo uma lata de lixo em busca de algumas latinhas de alumínio, seu carrinho estava cheio de papelão e garrafas pet,

Meus pensamentos se dirigiram por alguns momentos a vida daquele homem, não sei se ele é um sem-teto, eu fiquei imaginando: Como ele havia se tornado um catador de latinha? Há quanto tempo ele está nessa atividade? Será que tem família? Será que ele tem filhos? Onde esta seus amigos? Seus pais sabiam daquela situação? Será que ele tomava banho? Onde ele dormia?

E logo comecei a pensar nos milhares de pessoas que vivem no meio da rua, talvez por opção, ou talvez pela necessidade,

Aquelas pessoas que aparecem nos noticiários, aquelas que vemos quando viajamos e visitamos os grandes centros urbanos.

E me senti entristecido e oprimido por esse problema social, mas eu segui meu caminho, no meu carro novo, até uma pizzaria.

Não faço nada pelas pessoas que vivem nas ruas, será que sou uma pessoa má? Alguns podem achar que sim!

A verdade é que não posso dar atenção a todas as pessoas e todas as coisas igualmente, há algumas coisas com as quais me importa mais do que com outras, isso não diminui a relevância de nenhuma questão ou interesse social.

Significa apenas que meu coração é atraído a determinados envolvimentos, embora eu tenha compaixão pelos sem-teto, minha paixão me leva a assumir outros compromissos.

Você já encontrou alguma pessoa que se devota a uma causa com paixão e entusiasmo?

Quando eu falo paixão, não estou falando numa perspectiva romântica, eu estou falando naquela excitação que leva você a fazer coisas que pra você tem sentido de realização.

Se todos nós importássemos com as mesmas coisas, muitas outras necessidades do mundo não seriam atendidas,

Mas Deus introduzir, principalmente no coração da sua igreja, canais e meio de influenciarmos as pessoas pra Deus,

Não importa, se você vai ser um missionário no Amazonas, ou vai ser um advogado em Curitiba.

Não importa, se você vai ser um professor no sertão, ou vai ser um mecânico em Jaguariaíva.

O que importante que você faça aquilo que sabe fazer com paixão, dedique-se o máximo pra fazer aquilo que você acredita que é a sua vocação, e influencia o máximo de pessoas possível para o Senhor.

Salomão falou o seguinte:

Eclesiastes 11:9 “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas”.

Palavras aos formandos 2013 da igreja

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Humildade na sabedoria no trato com pessoas


Tiago 3.13 “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras”.

A palavra sabedoria tem os seguintes significados:
  • Qualidade do saber,
  • Soma de conhecimento,
  • Conhecimento adquiridos,
  • Sabedoria é a aplicação do conhecimento,
  • Caráter do que é dito ou pensando sabiamente,
  • Conduta orientada e de acordo com aquilo que é verdadeiro,
  • Discernimento adquirido ao longo a vida,
  • Habilidade para agir de maneira acertada.


Na Bíblia Sagrada temos alguns personagens bíblicos que foram considerados sábios, por exemplo: 

José, mesmo sendo vendido pelos seus irmãos, ter que trabalhar como escravo na casa de Potifar, ser acusado caluniosamente de estupro, sofrer na cadeia por dois anos, mesmo assim, o temor de José fez com ele soubesse lidar com todos esses desafios, e foi grandemente usado por Deus, tendo a sabedoria de Deus para guiar aquela nação, que na época era a maior potência mundial.

Temos ainda, outros exemplos, a sabedoria de Salomão - 1Rs 3.12 e a sabedoria de Daniel - Dn 1.3-4

Desse modo o desafio que Tiago traz não está centralizado necessariamente na “Qualidade do saber”, mas na “Habilidade de agir de maneira acertada”.

E a habilidade destaca por Tiago que revela sabedoria é a Mansidão.

Tiago 3.13 “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras”.

O que é mansidão? Mansidão é humildade

O que é humildade? Humildade é uma atitude de coração de não pensar sobre si além do que convém.

Jesus, mesmo possuindo todo o conhecimento, ele não precisou ser arrogante e nem prepotente, com base naquilo que ele sabia, pelo contrário ele foi simples, manso, suave ao lidar com as pessoas.

Por essa razão Tiago faz um paralelo entre essa sabedoria e a sabedoria que está no mundo.

Tiago 3.14-15 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca”.

Veja a sabedoria que:
  • Maltrata as pessoas por sabe mais,
  • Humilha as pessoas pela arrogância,
  • Golpeia as pessoas com as palavras, sendo rude e grosseiro.


No ponto de vista de Deus, mesmo que a pessoa seja sábia, no quesito da qualidade dos saber, ela é tola pelo modo como procede.
Exemplo de médicos, professores, pastores e outros profissionais, que maltratam as pessoas por sabem mais.

Essa sabedoria, Tiago afirmou categoricamente é terrena, pois trata mal as pessoas, motivadas pela: Inveja, sentimento Faccioso e mentiras.

Tiago diz que não existe razão para se orgulhar dessa sabedoria, a sabedoria de Deus norteada pela mansidão é totalmente diferente.

Quais são as 08 características da sabedoria divina?  (Tiago 3.17)
  • Pura, ou seja, livre de corrupção e de maldade no trato com pessoas.
  • Pacífica, ou seja, fala baixo, sem gritaria, sem estupidez com as pessoas.
  • Indulgente, ou seja, tolerante, não explode e nem se ira com facilidade.
  • Tratável, ou seja, é possível fazer um acordo, é possível relacionar, é possível conversar.
  • Plena de misericórdia, ou seja, age com compaixão e bondade na deficiência das pessoas.
  • Bons frutos, ou seja, de boa qualidade, que tem virtudes.
  • Imparcial, ou seja, não tem partido ou preferencias.
  • Sem fingimento, ou seja, ela é honesta e transparente.


Devemos orar e pedir a Deus por esse tipo de sabedoria para sabermos lidar com as pessoas, mesmo que elas não saibam muitas vezes lidar conosco.


Pr. Mário Botão

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Não fique preso aquilo que aconteceu ontem


Leitura: Filipenses 3.12-14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

Deixe-me perguntar:

Olhando para esse ano que está se findando, existem coisas das quais vocês se lamenta por não ter feito? Será que existem coisas das quais vocês se lamenta de ter feito?

Pensar nessas coisas pode ser proveitoso, mas ficar preso a elas pode ser danoso e prejudicial.

Acredito que são muitas as pessoas que estão presas em alguns fatos do passado, sejam porque fizeram, sejam eles porque não fizeram.

A pergunta é “Como sair dessa prisão de lamentos, e arrependimento e continuar?”.

Crentes piedosos também tiveram coisas das quais precisaram deixar para trás,

Paulo nos ensina como partir de um passado, talvez de culpa, frustrações, erros, pesares e desentendimento. Mova-se para um futuro cheio de boas expectativas.

E esse texto que está diante de nós aponta para isso,

Tese: Para que você possa prosseguir e vencer áreas que você não desempenhou tão bem nesse ano é necessário ter 4 atitudes,

1ª Atitude: Não se conforme com aquilo que aconteceu

Filipenses 3.12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”.

Embora Paulo fosse maduro,
Esse é o sentido da palavra usada aqui no texto para “Perfeição”. Embora Paulo fosse maduro, ele não estava satisfeito.

Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer assim: “Eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo, eu não estou satisfeito”.

Apesar de todo o crescimento, ainda havia áreas que era necessário crescer e amadurecer.

Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito que é Jesus Cristo.

Isso não me desencoraja, mas me encoraja a prosseguir do lugar onde me encontro hoje, para o lugar onde devo chegar.

Ainda tenho muito que crescer, muito que aprender, muito que corrigir.

Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue, enquanto eu viver haverá ainda áreas para crescer.

Todos nós enfrentamos dois perigos: um tem a ver com nosso passado, outro tem haver com nosso presente.

Podemos ficar presos tanto no passado como no presente, todos nós podemos descansar em nossas próprias realizações, e nos dar por satisfeitos! e podemos ficar conformados com aquilo que fizemos, isso não é bom.

Paulo poderia fazê-lo, ele foi o maior pregador que já se levantou, escreveu a maior parte das cartas do Novo Testamento, o maior missionário, o maior plantador de igrejas.

Mas ele dizia: “Prossigo”, ou seja, não estou satisfeito, não sou conformado, vou continuar...

Uma pergunta:  Você é suficientemente perfeito para descobrir que não é perfeito o suficiente?

Você é suficientemente maduro para entender que não é maduro o suficiente?

Paulo estava mais preocupado com seu caráter do que com a sua reputação, Paulo era cheio de Deus, porque era vazio de si mesmo.

Paulo não estava preocupado com o sucesso, como disse certo teólogo: Os heróis são famosos os santos são anônimos.

Portanto, a primeira atitude para prosseguir, é nunca está satisfeito com o que você é. mão se conforme, não seja conformado com aquilo que você já fez, decida que você vai fazer muito mais daquilo que você fez.

2ª Atitude: Seja liberto daquilo que aconteceu

Filipenses 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.

Se você não parar de olhar para trás, certamente você não poderá seguir enfrente.

As expressões que Paulo usa falam de uma corrida, uma corrida olímpica, uma corrija, cujo propósito está na frente e não atrás. Não é possível ganhar olhando par trás.

Às vezes não é relevante onde você esteve, o que é relevante é aonde você pode ir.

Paulo tinha coisas das quais queria esquecer? Na realidade muitas coisas.

Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino, um blasfemador, um perseguidor da igreja.

Paulo também tinha que esquecer as dores do passado; depois que o Senhor o converteu ele sofreu muito, foi combatido, perseguido, naufragado, deserdado pela família, preso, caluniado e muitas outras coisas.

Paulo teria que esquecer não somente, quando ele ainda era ímpio, mas de seus pesares depois de convertido.

Mas também as glórias passadas, no que concerne à igreja, Paulo estava no topo da lista dos mais importantes.

Ele tinha que esquecer isso também. Ele foi o maior plantador de igrejas, Dezenas e dezenas de pessoas se converteram com sua pregação, muitas pessoas foram edificas com suas mensagens, a teologia que ele aprende, não aprendeu de homem algum, O Senhor se revelou nele e para ele, Ele também tinha que esquecer as suas glórias.

Deus queria dizer: Paulo não fique preso a esses fatos do passado, sejam eles bons ou não, apenas prossiga para o alvo.

Você e eu também teremos que ter a mesma atitude, ser liberto aquilo que aconteceu.

O significado de a palavra esquecer não é varrer da memória, mas é deixar de ser influenciado ou controlado por ele.

Exemplo: Deus diz no livro de Isaías: “Dos teus pecados não me lembro mais.”

O que isso quer dizer? Quer dizer que Deus tem uma má memória? Quer dizer que Deus fica preso a essa memória? Quer dizer que Deus fez amnésia em si mesmo?

É lógico que não! O que Deus está dizendo é que não permitirá que aquilo que fizemos no passado influencie o meu relacionamento comigo no presente. 

Não permitirei que os pesares passados, tuas culpas passadas, tuas glórias passadas se coloquem entre você e eu, assim devemos agir.

Até o momento aprendemos duas atitudes para prosseguir, 1ª Atitude: Não se conforme com aquilo que aconteceu e 2ª Atitude: Ser liberto daquilo que aconteceu.

3. Retomar o propósito original

Filipenses 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.

Paulo declarou: Uma coisa faço. 

Paulo tinha descoberto o segredo do poder da concentração: “Eu darei minha vida por uma só coisa”.

Veja estas duas palavras: primeira palavra: “Uma”, segunda palavra: “Coisa”, Uma coisa.

Você se lembra quando o jovem rico foi a Jesus? Depois de dizer que havia cumprido todos os mandamentos, Qual foi a resposta de Jesus? Uma coisa te falta. 

Qual seria essa única coisa que Paulo perseguia? Veja o versículo 14

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Alvo significa olhar para uma marca na qual os olhos estão fixos.

Prêmio significa recompensa por ter vencido a corrida. 

Paulo queria dizer: Eu tenho um alvo! Vou fixar os meus olhos nele. Tenho edificado toda minha vida em volta dele. Tudo quanto faço visa alcançar esse alvo. Um só alvo e um só objetivo. 

Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções. E muitas dessas várias direções são coisas que aconteceram no passado, e anda podemos mudar, Jesus falou sobre, ficar remoendo, você não tem o poder de mudar o passado.

Estabeleça o alvo certo.

4. Manter nesse caminho até o fim

Filipenses 3,12 e 14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

A vida de Paulo era um prosseguir. Ele estava sempre prosseguindo.

Posso ser desencorajado, Mas vou prosseguir.

Posso ser derrotado, Mas vou prosseguir.

Posso sentir-me cansado, Mas vou prossegui.

Sempre prosseguindo. Você pode esquecer seu passado, Pode focalizar-se no futuro, Pode estabelecer alvos.

Entretanto, mais do que tudo isso, Não são suas idealizações, Nem muito menos seus fracassos, Seu alvo é Cristo.

Vivemos uma geração que facilmente desiste. Por causa da graça de Deus, e de sua misericórdia,

Não importa onde você esteve; Não importa o que você fez; Não importam suas culpas, 

A cada dia é um novo dia. O que aconteceu ontem, seja bom ou mal, não é o fim. Hoje é um novo dia,

Seja Devotado ao Propósito maior que é Cristo.

Pr. Mário Botão 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Que é esse espírito de Natal?



Na minha infância, o Natal era uma festividade comemorada em família, recebíamos os primos, as tias e os tios, ficávamos até tarde na rua jogando bola, os adultos conversando numa roda, beliscando a carne do churrasco, e depois assistíamos os fogos de artificio.

Entretanto, a televisão foi protagonista principal na minha infância, eu e minha irmã gastávamos horas assistindo TV, algumas vezes ficávamos aborrecidos com meu pai, porque ele colocava no Jornal.

Nessa época, no mês de dezembro, as propagandas e comerciais, começavam anunciar o natal, eram estimulantes, na verdade o comércio depende muito da qualidade das propagandas, dois comerciais ficaram registradas na minha mente, umas propagandas comerciais, a primeira foi da Caravana da Coca-Cola, e a segunda foi do coral infantil, “Quero ver você não chorar”.

A verdade é que cada um de nós trazemos na nossa história de vida, momentos, fleches de lembranças, algumas alegres, outras traumáticas.

Mas o fato, é que quando chega o mês de dezembro, mesmo entre aqueles que não professam uma fé cristã, há um sentimento que se diferencia no natal, as pessoas ficam diferentes.

A expressão “Espírito do natal” é uma expressão de um estado de comportamento, e eu partilho dessa realidade, e talvez você também.

Pra você o que seria esse “Espírito de natal”? É obvio que hoje por causa do capitalismo, essa máquina que faz girar a economia do país e do bolso de muitos brasileiros e você talvez seja um deles, é fator significativo.

Mas existe! É uma constatação, as pessoas ficam diferentes, acho que mais “Sensibilizadas”.

E a igreja percebendo isso, acaba aproveitando dessa oportunidade para lançar o Evangelho de Cristo através de musicas, cantadas por um Coral, muito bem ensaiadas e por uma encenação teatral que traga uma mensagem natalina.

Eu me propus a pensar sobre essa “Sensação” que há, quase que da maioria de nós, nessa época de natal.

E me senti, no dever da dar uma resposta bíblica a essa sensação tão homogenia entre nós, nessa época onde os cartões natalinos trazem uma mensagem, nessa época boa parte dos panetones trazem uma frase, nessa época as pessoas usam um jargão tão comum,

Em sua opinião qual é essa frase? 

Penso que a frase que se destaca é “Feliz Natal”. No coração humano há uma expectativa muito grande, por detrás do Natal; Quase que um apelo desesperado para que algo preencha o vazio da alma.

Irmãos é uma constatação cruel. Por muitas pessoas, ou talvez milhares delas,

Acaba quase que entorpecendo a alma, com uma migalha, de uma possível fração de felicidade por detrás: de um presente, de um abraço, de um champanhe, de um pernil, que mesmo recebido com toda festa, tanta expectativa, mas que logo depois acaba, e você tem que se convencer que o natal, tão esperado, tão aguardando, é um momento, tão curto e tão insignificativo, que já acabo!

Mas não pode ser somente isso! É como uma criança que aguarda ansiosamente o tal do presente do bom velhinho, o tal estimado carrinho de controle remoto, e ganha o carrinho de controle remoto, alegra-se com o carrinho de controle remoto, mas depois de algumas horas, se a bateria não acabar, o “carrinho” tão esperado acaba ficando encostado, debaixo da cama, na prateleira, e que talvez, noutro momento, eu venha usa-lo de novo.

É isso mesmo o “Espírito do Natal”? Algo tão grandioso, e quando chega na hora “H”, É tão insignificante? Será que eu tenho que me convencer que é isso mesmo?

Para pra pensar, tem que haver alguma coisa há mais.

Por isso que me propus a pensar, o que há por detrás desse espírito natalino que os presentes e as festas, e os abraços, e as panetones não preenchem?

Qual é a resposta bíblica para o natal? O versículo que encheu meu coração para dar resposta sobre essa sensação que as pessoas procuram e talvez não encontre, porque procuram no lugar errado,

A resposta está no texto que registra o momento que os anhos anunciam o nascimento do messias aos pastores.

Leitura: Lucas 2.8-20 “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado”.

A frase que encheu meu coração, para dar resposta a essa sensação tão pequena que muitos de nós partilhamos no natal é essa que se encontra no versículo 14,

Os anjos cantando e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

Eu sublinharia a expressão “Paz na terra entre os homens”.

Existe um cântico, intitulado “Noite de paz”. Letra Joseph Mohr de 1848 e musica de Franz Gruber de 1863

Cuja composição, foi feita por um padre na Austrália, e foi cantado pela primeira vez na Missa do galo na paróquia São Nicolau.

Noite paz é a musica mais popular na noite de Natal. Foi declarado um patrimônio cultural imaterial pela UNESCO em março 2011. A canção foi traduzida em cerca de 140 línguas. 

A canção foi cantada simultaneamente em Francês, Inglês e Alemão pelas tropas durante a trégua de Natal, durante a primeira guerra mundial em 1914.

E essa musica expressa fielmente o que está aqui registrado no evangelho de Lucas.

Existe um relato de que esse cântico trouxe paz num campo de batalha, isso ocorreu em dezembro 1870, numa guerra entre França e Alemanha, enquanto as duas partes se confrontavam nas trincheiras, um sodado francês levantou-se e começou a cantar, os soldados alemães surpresos, não atiraram, em vez disso, um deles deu um passo a frente e começou a cantar em Alemão “Noite de paz”. Foi um pequeno intervalo, um pequeno espaço de tempo, prevaleceu à paz entre os homens, mesmo cuja tarefa era matar.

O que há por detrás do espírito de natal? A resposta bíblica que eu encontro e me sinto confortável a repartir com os irmãos é o nascimento do messias.

Deus nos deu seu único filho a fim de trazer paz entre os homens. Mas essa ideia já era conhecida dos profetas, o profeta Isaias declarou na sua profecia messiânica, o seguinte:

Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Eu destacara o título messiânico “Príncipe da paz”. Que colabora com esse cântico angelical para os pastores.

O nome hebraico para “Príncipe da paz”. É Shar Shalom, que significa aquele que remove todos os fatores que impedem a paz.

Irmãos isso se destaca quando o comparamos com os grandes lideres mundiais. Pois os lideres mundiais promovem paz através de guerra, através de conquistas sangrentas. O próprio rei Davi, um grande rei, um grande monarca, um dos mais fantásticos reis de Israel, Foi conhecido como um homem de “sangue”, Um homem que tinha sangue nas mãos, Davi foi um rei sangrento, esse foi “o motivo”, de Deus não permitir ele construísse o templo.

Mas com Jesus é diferente, aliais foi exatamente essa a critica de muito de seus discípulos, Jesus decepcionou muita gente,

As pessoas não queriam um príncipe da paz, as pessoas queriam um monarca que colocasse Roma no seu devido lugar, Israel queria um rei que aniquilasse seus inimigos, Eles queriam que todos seus opressores fossem afastados de Israel.

Jesus não ergueu sequer um dedo contra Roma, Ele não fez aliança internacional de paz,

Você sabe da razão, do porque Jesus nasceu? Paulo nos ajuda nessa questão. Veja o que Paulo falou aos Coríntios,

2 Coríntios 5.18-19 “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”.

A bíblia ensina que na primeira vinda do messias ele veio estabelecer a paz entre os homens, Preste atenção, Ele veio estabelecer a paz entre os homens com Deus.

A vinda de Jesus traz esperança jubilosa para homens, pois eles podem desfrutar de paz com Deus, o príncipe da paz veio traz paz no coração dos homens,

A vinda do Messias está organizada em duas fazes, a primeira, ele nasceu para trazer paz com Deus, e a segunda, ele voltará para trazer paz entre as nações,

Desse modo aqueles que confiam no Príncipe da paz, recebem desde já a certeza de que Deus está em paz com você, e também aguarda a esperança de que um dia teremos paz uns com os outros.

Essas reinvindicações são o cerne da fé Cristã, Deus enviou seu filho ao mundo para reconciliar o mundo com Deus.

Se você pertence a Jesus Cristo, então você não é mais sensibilidade apenas com a data, e o mês de dezembro, pois estes trazem apenas no coração a impressão que, embora tenham a mesa farta na véspera de Natal, mesmo tendo ao lado da árvore enfeitada presentes, mesmo tendo um expectativa que talvez alguma coisa vai acontecer de diferente.

Os eu estão cristão vivem apenas a sensação, eles tem a convicção de Deus já opera o reino vindouro em seus corações.

Feliz Natal!

E que a paz do REI que nasceu em Belém, e que ressuscitou em Jerusalém, e quer volta nos monte das Oliveiras, possa trazer a verdadeira paz no seu coração, e que traga verdadeira paz entre as nações na ocasião do seu retorno.


Pr. Mário Botão