terça-feira, 30 de julho de 2013

Um Deus que age no silêncio




O livro de Rute revela para nós um Deus que trabalho no silêncio, um Deus que trabalho no oculto. um Deus que não precisa avisar que está agindo a teu favor.

Muitas das vezes Deus vem ao nosso encontro sem que percebamos, Ele nos livre, ele nos guarda, ele nos guia, ele nos protege, sem que você perceba, sem que você note.

Quando você pensa que Ele está distante de você, ou até que se voltou às costas pra você,

A verdade é que Ele está agindo no oculto, em secreto, no silencio em teu favor.

É isso que aprendemos quando estudamos o livro de Rute. Já nos primeiros versículos identificamos a providencia da mão divina agindo na vida daquele que lhe pertence.

Leitura: Rute 1.1-17

Eu penso que existem duas principais razões pelas quais o escritor dedica muito espaço ao esforço de Noemi para devolver Rute e Orfa,

A 1ª Razão pelo qual o escritor dedica muito espaço ao esforço de Noemi em devolver Rute e Orfa é devido a sua miséria

De acordo com o primeiro versículo a história de Rute aconteceu durante o tempo dos juízes. Este foi um período de 400 anos depois que Israel entrou na terra prometida sob liderança de Josué e não havia nenhum rei em Israel.

O livro de Juízes vem um pouco antes de Rute em nossas Bíblias e você pode ver em seu último versículo que tipo de período era esse. Juízes capítulo 21.25 diz: “Naqueles dias não havia rei em Israel, cada um fazia o que era reto aos seus próprios olhos”.

Ou seja, cada um arbitrava da melhora maneira que lhes parecia. E uma sociedade onde cada um é xerife o que temos não é ordem é caos. Imagine uma tribo onde a maioria é o cacique?

Assim sendo esse foi um tempo muito escuro em Israel. As pessoas pecavam, E Deus mandava inimigos contra eles, o povo pedia socorro, e Deus misericordiosamente levantava um juiz para libertá-los.

Esse primeiros versículos descrevem não somente a miséria de Israel, mas a miséria de certa mulher chamada Noemi. Há fome em Judá. Noemi e sua família residiam em Judá, Noemi sabe muito bem quem é que provoca a fome.

Deus provoca a fome! Levítico 26:3-4 diz: “Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas há seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto”.


As coisas já estavam difíceis, e eles tomaram a pior decisão!

Quando as chuvas são retidas é a mão dura de Deus. Então, eles tomaram a pior decisão, Sair de Judá e ir habi­tar em Moabe, Uma terra pagã com deuses estrangeiros,

Se a situação já estava difícil em Judá de Israel por causa da fome que era resulta da desobediente aos mandamentos de Deus, E agora eles vão morar na terra de Moabe, Isso é brincar com o fogo. E todos nós sabemos: Quem brinca com fogo acaba se queimando!

Deus tinha chamado seu povo para que vivessem separados das terras vizinhas. Com certeza não era à vontade e Deus que eles fossem morar em Moabe. Moabe com certeza era a última opção para eles, na verdade Moabe nem deveria estar na lista de cidades para ser consideradas,

Alguém sabe como Moabe se originou? A cidade de Moabe originou daquele caso incestuoso das filhas de Ló com o seu pai, a mulher de Ló virou uma estátua de sal, as filhas querendo preservar o nome da família, embriagou o pai e as duas filhas ficaram grávidas do próprio pai, e o filho da primogênita foi quem deu origem a cidade de Moabe.

Gênesis 19.35-37 “De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai. A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje”.

A cidade de Moabe além de se originar de uma maneira bizarra, sua história é marcada por paganismo e perversidade, a cidade foi uma Pedra na sandália de Moisés, próximo da sua morte teve problemas com o rei de Moabe, Pra vocês terem uma ideia o rei de Moabe foi o rei que conseguir subornar o profeta Balaão, para conseguir derrotar o exercito de Israel.

Deus ficou tão aborrecido, que colocou na boca de Moisés uma maldição sobre Moabe. Números 21.29 “Ai de ti, Moabe! Perdido estás, povo de Quemos; entregou seus filhos como fugitivos e suas filhas, como cativas a Seom, rei dos amorreus”.

De acordo com esse versículo os Moabitas também eram adorarem de “Quemos” é conhecido como Baal-Peor, Baal-Peor é um deus que exige sacríficos humanos como acontece em centros de Umbanda da cultura africana.

Desse modo foi erro, eles terem optado pelas terras de Moabe, en­tão, quando o marido de Noemi morre o que ela poderia sentir além do juízo de Deus?

As coisas já estavam difíceis, e eles tomaram a pior decisão!

Então seus dois filhos, para piorar as coisas tomam mulheres moabitas para se casar: Orfa e Rute. E mais uma vez a mão de Deus cai sobre eles.

O versículo 05 resume a tragédia de Noemi após dez anos do casamento de filhos: “E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.”

A fome, uma mudança precipitada para Moabe, o juízo contra seu marido, o casamento de seus filhos com esposas estrangeiras, o juízo contra seus dois filhos. Um golpe após outro golpe, tragédia atrás de tragédia, e agora?

No versículo 6 Noemi fica sabendo que “o Senhor visitou o seu povo e deu-lhes comida”. Então, ela decide voltar para Judá.

Suas duas noras moabitas, Rute e Orfa, vão com ela parte do caminho.

Nos versículos de 08 á 13 temos a insistência de Noemi. Tentando convencer suas noras para voltar para casa, cada uma para casa de seu pai,

A cena destaca a miséria de Noemi.

Noemi está desolada, ela se sente um lixo, ela está arrasada, sem expectativa e sem esperança. Ela está no fundo do poço.

Note a insistência de Noemi em dispensas suas Noras, versículo 11,

Em outras palavras, Noemi não tem nada para lhes oferecer, sua condição é pior, do que a condição delas,

Assim, ela conclui no final do versículo 13, “Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.”

Em outras palavras: Não venha comigo, porque Deus é contra mim, sua vida pode ser tão amarga quanto a minha.

E olha que nós nem comentamos sobre a questão de ser uma mulher viúva, num contexto patriarcal, onde a mulher era proibida de trabalhar fora, dependendo tão exclusivamente dos filhos.

Essa é a primeira razão pelo qual o escritor dedica muito espaço ao esforço de Noemi em devolver Rute e Orfa é devido a sua miséria

A 2ª Razão pelo qual o escritor dedica muito espaço ao esforço de Noemi em devolver Rute e Orfa é devido a sua desesperança

O que é pior que a miséria? Em minha opinião, por causa desse texto, pior que a miséria é desesperança.

O que é desesperança? Desesperança é onde a pessoa desiste da vida, onde a pessoa deixa de lutar, onde se joga a toalha por que você não vê mais solução, você não vê a luz no final do túnel.

O versículo 14 diz que Orfa beijou Noemi e se foi, mas Rute se agarrou a ela, nem mesmo a insistência no verso 15 pode mandar Rute embora,

Esta é a mais impressionante demonstração de fidelidade após o vale sombrio de Noemi, Rute fica com ela apesar de aparentemente não ter esperança para o futuro.

As palavras surpreendentes de Rute são encontradas nos versículos 16 e 17, “Não me instes para que te aban­done, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”

As coisas já estavam difíceis, e eles tomaram muitas decisões erradas, mas quando Noemi decide tomar a decisão certa, ou seja, voltar para Judá, as coisas começam a entrar no eixo novamente!

Quanto mais você refletir sobre essas palavras, mais surpreendente essas palavras se tornam. O compromisso de Rute com a sua sogra indigente é simplesmente surpreendente.

De um lado temos uma mulher que simplesmente desistiu do outro lado temo uma mulher que simplesmente se nega a desistir

Rute abre mão de tudo. Ela abre mão não apenas de sua nacionalidade, mas ela abriu mão da sua filiação, ela abriu mão da sua herança religiosa, ela abriu mão do seu ambiente cultural, por causa da sua sogra,

Deus usa pessoas que menos esperamos para nos abençoar, e de fato Deus age em silêncio.

E não pense que foi fácil lidar com Noemi. Por que tem pessoas que vão dizer: Pra Rute foi fácil, O senhor não conhece a bruxa da minha sogra, O senhor não conhece a bruaca da minha nora, Noemi era fácil, Noemi deveria ter sido a sogra dos sonhos,

Engano teu! Noemi não foi uma mulher fácil de amar, nessa altura ela era uma mulher muito amarga.

Tanto é fato que ela fez questão de mudar seu próprio: Rute 1.20 “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso”.

E mesmo assim Rute demonstrou fidelidade, a fidelidade de Rute está acima das circunstâncias,

E nós ouvimos tantas coisas desagradáveis entre noras e sogras, conflitos muitas das vezes que gera separação, tumultos que geram ofensas, confusões que geram mágoas e amargura profundas,

Temos notícias de relacionamento rompido entre nora e sogra que não se falam há anos. Piadas que são contadas em meio a gracejos que refletem essa realidade tão nítida nas nossas famílias,

Existe um conflito muito nítido entre noras e sogras. Por isso que a atitude de Rute é simplesmente surpreendente,

Noemi está completamente sem chão. Você já se sentiu assim?

A única coisa que Noemi consegue assimilar era o juízo de Deus sobre sua vida, note novamente o versículo 13, “A mão do Senhor foi contra mim”. Ela sente a mão de Deus

A experiência de Noemi com Deus foi tão amarga que ela perdeu a esperança,

Por isso que essa história é fantástica. Um Deus que trabalho no silêncio, um Deus que trabalho no oculto, um Deus que não precisa avisar que está agindo a teu favor.

Muitas das vezes Deus vem ao nosso encontro sem que percebamos, quando você pensa que Ele está distante de você,  ou até que se voltou às costas pra você,

A verdade é que Ele está agindo no oculto, em secreto, no silencio em teu favor.

É isso que aprendemos nesses primeiros versículos. A providência da mão divina agindo na vida daqueles que lhes pertencem.

Noemi não percebeu Deus. Mas isso não mudou o fato de Deus perceber Noemi,

Você não precisa sentir Deus para saber que ele está agindo, não é uma questão de sentir, é uma questão de saber.

Pr. Mário

Olhos famintos

Intitulei o devocional de hoje como “Olhos famintos”, nem tanto por causa daquela trilogia de terror. Mas devido a uma expressão que encontramos no livro de Provérbios

Leitura: Provérbios 27.20 “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”.

Milhares de alma, todos os dias, vão para o inferno, e o inferno desde que foi criado nunca se fartou o inferno não enche o inferno não esgota o inferno não tem excesso de contingente.

O inferno é uma realidade tão concreta quanto eu e você, o inferno é real, o inferno é lugar criado por Deus, o inferno é lugar preparado para o Diabo, o inferno é uma prisão eterna, o inferno é morada eterna para aqueles que não andam no caminho que é Cristo.

Acho que Salomão foi muito feliz comparar a ambição humana com o inferno. Os olhos não se cansam, assim como o inferno.

Pare pra pensar: O coração humano é um abismo de desejos, o coração humano ambiciona ganhar o mundo, o coração humano não se sacia nada preenche nada corresponde, nada satisfaz,

Preste atenção no texto de Salomão: Provérbios 27.20 “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”.

Os olhos nunca se satisfazem!

William Shakespeare que diz “Há mais perigo em teus olhos do que em vinte espadas!”

O “olho”, na bíblia, muitas vezes é empregado como uma figura de linguagem que descreve interior do ser humano.

A Palavra de Deus fala de: Olhares sem temor, olhares maliciosos, olhos pecaminosos, olhos penetrantes, olhares sedutores,

Os olhos não apenas assimilam o exterior, mas revela o interior do homem.

Muitas vezes Satanás vai usar algo “Agradável” pra chamar a minha atenção. O que chama sua atenção é exatamente isso que Satanás vai usar para tentar você, Satanás vai colocar nos seus caminhos muitas coisas que satisfazem o seu coração, e você vai querer experimentar, Você não deve, mas, vai querer, e quando você experimentar, ele vai seduzir seu coração, e você vai querer de novo, e de novo, e de novo.

E quando isso acontecer ele conseguiu mais candidato de potencial com possibilidade muito concreta para habitar com ele no inferno,

Mas pastor o senhor não pode falar isso! Não!

Então veja esse texto: 1Co 6.9-10 “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”.

Se há uma coisa que tenho aprendido ao longo da minha vida cristã é que Satanás vai fazer o impossível para levar você para o inferno e no mínimo destruir a possibilidade de você ter herança no céu,

É justamente isso que quero me propor a estudar com vocês nesta noite, se existe impossibilidades para ele destruir você. Então é importante sabermos como ele age, para que você tenha orientação e capacidade para poder se proteger de suas mentiras,

Vamos estudar a maneira sutil que ele seduziu a Eva

Gênesis 3.1-6 “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu!.

Aprenderemos alguns passos usados por Satanás para destruir a sua vida

Exagerar a Proibição

Gênesis 1.1 “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”.

Veja ele exagerou! O exagera é uma forma de mentira. Você já deu uma exageradinha para tentar se promover perante seus colegas?

Exagero é uma forma de mentira. Satanás usa o exagero!

Ele exagerou a ordem do Senhor. Veja o que ele disse: “É verdade que Deus proibiu vocês de comer de todas as árvores do jardim?”.

Foi isso que Deus disse a Adão e Eva? Ele proibiu Adão e Eva de comer? Eles teriam de passar fome?

Veja na integra a orientação do Senhor: Gênesis 2.16-17 “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Satanás é esperto, ele conhece as regras de Deus. Satanás sabia exatamente o que Deus havia proibido. Satanás sabia que proibição era tão somente a árvore do conhecimento do bem o do mal,

Ele usa muito bem a retórica para ludibriar as pessoas. E quando você exagera a tendência é distorcer,

Ele deliberadamente distorceu o que Deus havia dito: “É verdade que Deus proibiu vocês de comer de todas as árvores do jardim?”.

Era óbvio que Satanás queria desviar Eva da ordem de Deus. Ele queria confundi-la, ele queria que a verdade de Deus se tornasse relativo, ou seja, depende do sentimento de casa um, cada faz do jeito que quer,

O interessante é que Satanás conseguir desviar a atenção da Eva para a ÚNICA coisa que Deus havia proibido, Uma coisa! Uma coisa somente! Havia um milhão de coisa no mínimo que Eva poderia ter feito no jardim,

Mas agora toda a sua atenção se concentrava na única coisa que ela não podia fazer. Por isso esse passo se chama: Exagerar a proibição

Você já ouviu alguém dizer “O que é proibido é mais gostoso”. Não caia nessa armadilha, não dê esse primeiro passo. O que é proibido pode até parecer mais gostoso. Mas depois você vai descobrir que a satisfação do momento não substituir o gozo eterno, cuidado com aquilo que é proibido.

Remover as Consequências

Eva estava preparada para o próximo passo de Satanás. Eva sabia das consequências de comer do fruto proibido, o resultado era a morte

Mas Satanás foi atrevido e abusado, note o que ele falou!

Gênesis 3.3-4 “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.                   

Satanás teve a cara de pau de remover as consequências, Deus disse: Se você comer vai morrer. Eva a princípio entedia que se comesse morreria. Satanás vem e diz: Se você comer você não vai morrer

A estratégia de Satanás aqui é bem interessante. Ele diz a Eva que “As consequências do pecado não seriam tão más como foram declaradas”, como se ele estivesse com a verdade e Deus com a mentira.

Ele conseguiu novamente a “Atenção” de Eva. Ele conseguiu tirar os olhos de Eva do Senhor, e colocar na sua proposta.

Não é assim que acontece conosco?
1º Aquilo que é proibido é mais gostoso!
2º Aquilo que estou fazendo não vai dar em nada, todo mundo faz!

Não se engane satanás é um gênio do Mau. Ele Exagerou na proibição e depois removeu as consequências

Novo rótulo ao pecado

O terceiro passo que Satanás deu foi o “Novo rótulo”.

Gênesis 3.5 “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”

Aqui Satanás lançou uma duvida na mente de Eva. Dizendo que a razão pelo qual Deus a proibiu é porque Deus não queria que Eva fosse completamente igual a Ele.

Satanás foi hábil em tentar remover sua tentação da categoria de pecado, dando-lhe um novo rótulo,

Aquilo que era pecado agora se tornar alvo de desejo, aquilo que desejo não pode ser pecado, porque seria pecado fazer algo que meu coração quer, eu quero ter entendimento, eu quero ter esse conhecimento, eu quero saber o que Deus sabe.

O comer do fruto teve um novo rotulado: Fonte do Conhecimento. Não é assim que acontece quando nos estamos caminhando para esse terceiro passo

Muitos pensam assim: Se eu fizer o problema é meu; Ninguém tem haver com minha vida; Eu faço do meu corpo o que eu quiser. Novo rótulo ao pecado.

A pessoa sabe que é errado, sabe que é proibido, mas acaba se “Enganado”. Não esqueça que Satanás é o pai da mentira e para que ele consiga enganar você, ele vai ser o Gênio da lâmpada para te oportunidade aquilo que seu coração quer sem valsar peso na consciência.

Deixe-me provar: João 8.44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

Perceba como Satanás pode nos influenciar. Antes, o comer do fruto era visto como pecado, agora Eva vê como uma necessidade, como se fazer aquilo era o que a tornar uma pessoa completa. Eu tenho que comer!

Não você não tem! É mentira! Não faça o que Deus te proibiu

Confusão mental

Satanás não perdeu a oportunidade de “Confundir”

O versículo 06 diz: “Vendo a mulher que a árvore era agradável...”.

Ele conseguiu! Ela caiu! Aquilo que era pecado! Agora era agradável!

A tentação muitas das vezes vem na forma de algo belo, algo que apela para nossos sentidos, algo que apela pra os desejos secretos,

Eva falhou, porque viu o pacote, mas esqueceu do conteúdo, o conteúdo era pecaminoso. 

Tornando a mentira em verdade

Finalmente Eva deu o último passo: a narrativa diz que ela viu “que a arvore era desejável para dar entendimento”.

Em essência, ela engoliu a mentira do diabo, caiu na armadilha, caiu na arapuca.

Veja como a Bíblia chama Satanás: 1 Pedro 5:8  “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”

Ao comer do fruto ela estava afirmando sua crença que Satanás estava mais interessado em seu bem-estar do que o próprio Deus

Conclusão

Satanás usa a mesma estratégia nos dias de hoje

1º Passo: Exagerar a Proibição
2º Passo: Remover as Consequências
3º Passo: Novo rótulo ao pecado
4º Passo: Confusão mental
5º Passo: Tornando a mentira em verdade

Salmo 101:3 “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.”

sábado, 13 de julho de 2013

Piedade em tempo de imoralidade



Você já ouviu falar sobre Samuel?

Samuel é um personagem do Antigo testamento,
Sua mãe se chamava Ana e seu pai Elcana,
Samuel nasceu, aproximadamente mil anos antes de Cristo,
Foi deixado bebezinho aos cuidados do sacerdote do templo, chamado Eli,
Samuel não foi abandonado por Ana, mas consagrado ao Senhor,
Ainda cedo recebeu de Deus um comissionamento profético,
Na sua adolescência serviu como ajudante geral no Tabernáculo.

A juventude de Samuel não foi uma juventude fácil, assim como de nossos jovens. Na época em que Samuel servia o Senhor ajudando no Templo auxiliando nas mais diversas atividades, também haviam outros jovens envolvidos na atividade do templo.

Entretanto notaremos que a conduta de Samuel se diferenciava dos demais jovens, por exemplo, havia em Israel entre o povo, jovens imorais. Imoralidade significa atos libidinosos, jovens devassos, depravados e licenciosos.

Mas o que é que eles faziam de tão libertino?

1 Samuel 2.22-23 “Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento”.

Entretanto a imoralidade não se detinha apenas nas questões prostituição, mas também em outras atitudes vergonhosas.

Os filhos de Eli são identificados como filhos de Belial. O novo testamento quando atribuiu a uma pessoa filiação com o Maligno significa que a vida desta pessoa assemelhasse a vida do próprio diabo. O que é diabo se não uma pessoa que se opõe a Deus.

2 Samuel 2.12 “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR”.

Os filhos de Eli, além de se envolverem com prostituição, e vivem em oposição a Deus, também eram aproveitadores. Como é que sabemos disso?

Samuel 3.13-16 “Pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão; e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Siló. Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não aceitará de ti carne cozida, senão crua. Se o ofertante lhe respondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarás quanto quiseres, então, ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; se não, tomá-la-ei à força”.

De acordo com a lei de Moisés o sacerdote tinha direito a uma parte dos sacrifícios, mas no caso desses meninos é diferente, aqui o ato é um abuso deliberado, eles estavam extorquindo, fazendo ameaça, sendo movido por sórdida ganancia.

Podemos notar que eles viviam de modo como muitos jovens vivem hoje: De maneira promiscua e irresponsável.

Desse modo a vida no Tabernáculo era tão corrupta quanto em todo o resto da nação, nos dias de Samuel, mas este jovem aprendeu a conhecer a voz de Deus na sua mocidade, e andou com Deus durante sua juventude.

A corrupção moral que ele testemunhou até na casa de Deus, jamais maculou a sua vida.  Note o que Samuel fazia enquanto os demais se divertiam com as coisas sagrada

1 Samuel 2:18 “Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho”.

1 Samuel 2:21 “Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR”.

1 Samuel 3:1 “O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes”.

Samuel viveu num tempo onde a Palavra de Deus era menosprezada, enquanto os demais jovens mergulhavam numa vida de imoralidade, Samuel por sua vez tornava um jovem piedoso.

E anos mais tarde Samuel se tornou uma grande homem e um dos maiores juízes de Israel.

Pr. Mário Botão