sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Infidelidade inconfessa


Provérbios 14:14 "O infiel de coração dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem".

Fidelidade é qualidade de quem dá sem nada possuir.
Fidelidade é qualidade de quem faz sem ter muito.
Fidelidade é qualidade de quem se doa sem querer nada em troca.

Eu quero perguntar “Onde está o teu dar, o teu fazer ou o teu doar?”.

A Fidelidade cristã não é de forma alguma uma atividade secreta e particular, ela sem duvida é uma ação publica e coletiva.

Podemos perceber a fidelidade cristã em menos em três áreas:

- Na comunhão com os santos
- Na contribuição generosa aos necessitados
- No serviço que preza pelo crescimento do outro

Se não há fidelidade na comunhão, na contribuição ou no serviço, meu coração não pode estar perto do Senhor quando minhas atividades estão longe dele..

Eu preciso perguntar a mim mesmo: Eu sou fiel a mim mesmo ou ao Senhor?

Uma coisa é certa: Se eu não sou fiel no pouco, também não serei fiel no muito.

Se na comunhão dos santos eu não sinto prazer, mas no caminho do ímpio eu me regozijo? Como posso ser infiel ao Senhor que aborrece o caminho dos ímpios?

Se na contribuição generosa aos necessitados, revela o amor com o qual o Senhor nos amou? Como posso ser infiel ao Senhor que tudo entregou por mim?

Se no serviço que preza pelo crescimento do outro, revela a minha devoção a causa do Senhor? Como posso ser infiel ao Senhor se nego o serviço que ele me chamou?

Abandonemos a infidelidade inconfessa!
         
Pastor Mário

Seguindo os passos


Existe uma tendência natural em queremos imitar aquilo que admiramos. Essa tendência natural pode ser observada desde a mais tenra idade. As crianças naturalmente imitam aquilo que acham interessantes e atraentes.

Na Faculdade tenho aprendido algumas coisas interessantes. Como as “Etapas do desenvolvimento do raciocínio infantil”.

Por exemplo:

Crianças de 0 até 2 anos aprendem de uma maneira “Sensorial motora”. O que é isso? O raciocínio se desenvolve através dos movimentos. Colocar objeto na boca... Apalpar coisas... Colocar os objetos no ouvido... Em São Paulo, na igreja Betel, tem uma irmã que é a chefe que enfermagem, ela diz que é “inacreditável o que uma criança pode colocar dentro do ouvido”. O raciocínio se desenvolve através dos movimentos.

Agora, crianças de 03 anos até 07 anos o desenvolvimento do raciocínio é diferente. Elas aprendem de uma maneira “Pré-operacional”. O que é isso? O contato com a realidade se dá através da imagem simbólica. É a fase onde ela fala consigo mesma, ela vive uma faz de conta. O raciocínio se desenvolve através de converter um fato real em simbólico. É o período da fantasia e da imaginação

Entender esses processos nos ajuda até desenvolver a melhor maneira de educar. Então essa idade dos 03 até os 07 anos a criança desenvolve uma habilidade de reproduzir simbolicamente aquilo que admira.

O problema que às vezes aquilo que se admira: É ruim... É mal... É pecaminoso...

E é justamente nessa idade que os traços de personalidade se desenvolvem. E corremos o risco de criar pequenos “Monstrinhos”. Ou podemos contribuir para que a criança seja temente a Deus, cordial e educada.

Então perceba nós seres-humanos: “Seguimos modelos de imitação

Você já se surpreendeu imitando alguém que você conhece? Nós cristãos, precisamos de referencias... Por essa razão, Deus espera que nós imitemos seu Filho amado, Jesus Cristo.

E Pedro falou exatamente sobre esse assunto:

Leitura: 1 Pedro 2:21-23 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.”

Pedro descreve alguns fatos regulares na vida de Cristo que o torna uma referencia concreta para nós cristãos.

Tese: Quais são esses fatos regulares na vida de Cristo que o torna uma referencia concreta para nós cristãos?

1º Fato encontrado em Cristo que serve de exemplo para que eu imite: É sua disposição em sofrer pelos outros.

1Pedro 2.21 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos”.

Jesus sofreu em nosso lugar. É novidade que Jesus não morreu ou sofreu pelos seus próprios pecados? É novidade?

Obviamente que Jesus não morreu pelos seus próprios pecados. Porque não? Porque ele não tinha pecado!

Então, se ele sofreu e morreu, por quem ele sofreu e morreu? Obviamente que foi por nós!

A vida de Cristo foi uma vida a favor do outro. Nunca a favor de si mesmo

Jesus passou por: Situações desagradáveis. Momentos angustiosos. Ocasiões perturbadoras

Por pessoas que eram imerecedoras. Ou seja, ninguém merecia o que ele fez! Nenhuma pessoa era digna da sua dor!

Quando a Bíblia nos ensina para seguirmos seus passos. A Bíblia está falando que precisamos nos dispor para sofrer por pessoas que também não merecem seu sacrifício

Você já viu pessoas desistindo de: Casamento. Igreja. Trabalho. Relacionamentos

Porque pensam assim: “Tal sacrifício não vale a pena!”.

Foi exatamente isso que Cristo decidiu não fazer. Ele olhou para uma humanidade: Perdida. Ímpia. Profana. E ele pensou: Meu sacrifício vale a pena!

Pedro está dizendo: Vale a pena sofrer pelos outros! Siga esse exemplo de Cristo

Quando você estiver pensando em desistir. Lembre-se ele (Cristo) poderia ter desistido de você, mas ele não o fez. O que te faz pensar que você deve desistir de sofrer por pessoas?

2º Fato encontrado em Cristo que serve de exemplo para que eu imite: É sua disposição em resistir o pecado.

1Pedro 2.22 “O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca”.

O que é Pecado? Veja o que João falou o que é pecado: 1 João 3:4 “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”.

Pecado segundo João é “Violar a lei de Deus”.

Existem muitas conversas sobre quem é Jesus? Mas tudo o que o povo diz sobre Jesus é verdade?  Jesus seria apenas um bom mestre? Jesus seria apenas um bom exemplo? Jesus seria apenas um excelente professor?

Se Jesus fosse detentor apenas de bons atributos morais, nós teríamos um grande problema! Por que ele afirmou ser o “Santo de Deus”. Ele afirmou não ter pecado alguns.

Se Cristo tivesse pecado, ele não somente seria um mentiroso. Pelas suas asseverações. Como também seria um louco. E ele não seria diferente de Satanás.

E nesse caso nem mestre, nem exemplo, nem professor, nem um homem bom ele seria! Porque ele teria mentido sobre que ele é!

Mas Jesus é exatamente quem ele afirmou ser. Ele nunca pecou!

Como isso é possível para um homem? A resposta é Cristo foi gerado pelo Espírito Santo. Jesus é um ser humano diferente de Adão.

Jesus não veio da semente de Adão, por isso não herdou o pecado. Mas também nunca cometeu pecados.

Pedro citou: “O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca”. 1Pedro 2.22

Como podemos aplicar essa verdade sobre nossas vidas? A pesar de possuirmos a natureza do pecado, e nesse sentido somos diferentes de Cristo, porque ele não possuiu a natureza de Pecado.

Mas aqueles que receberam a Cristo receberam de Deus uma nova natureza

Como Paulo citou: 2 Cor 5.17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Assim sendo podemos inutilizar a natureza pecaminosa pela “Graça de Deus”. A bíblia nos ensina e nos encoraja a fazer morrer a natureza que tem prazer na realização do pecado.

Precisamos agir de tal modo que pecado possa morrer nas nossas vidas. Existe pecado involuntário? É lógico que não! Todo pecado nasce de uma decisão. Quando pecamos escolhemos pecar!

É justamente nesse momento que nos vem a exortação de Pedro. Não dê ocasião a carne. Pelo contrário, não faça o que seja o vosso querer

E quando eu faço isso: Quando eu ajo essa maneira. Eu estou seguindo os passos de Jesus.

Eu não somente estou disposto a sofrer pelo outro, como ele sofrer! Mas estou disposto a não pecar contra Deus, como ele não pecou!

3º Fato encontrado em Cristo que serve de exemplo para que eu imite: É sua disposição em confiar em Deus em tempos conflituosos

1Pedro 2.23 “Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”.

Quantos de vocês já tiveram ou tem problema com pessoas? Eu acredito que todos nós temos nossas diferenças! Todos nós temos nossos conflitos interpessoais! Todos nós temos momentos de atrito com pessoas!

Será que Jesus teve conflitos com pessoas? É obvio que sim!

Jesus teve problemas com: Os fariseus. Os saduceus. Os samaritanos. Os herodianos. Os soldados romanos. Os reis. Os governadores e Pessoas comuns

A diferença foi à maneira como ele lidou com esses conflitos. Será que Jesus foi a algum momento injustiçado? É obvio que sim!

Será que Jesus foi a algum momento motivo de zombaria? É obvio que sim!

Será que Jesus foi a algum momento agredido verbalmente? É obvio que sim!

Será que Jesus foi a algum momento agredido fisicamente? É obvio que sim!

Será que nós podemos correr o risco de ser de alguma maneira: Injustiçado? Zombado? Agredido verbal e fisicamente? É obvio que sim!

Mas como é que devemos lidar com essas questões? Como é que Jesus lidou? Como é que a bíblia sinaliza para mim sobre essa questão

O que foi que Jesus fez que pode me servir de motivação para fazer igual?

Veja novamente o texto: 1Pedro 2.23 “Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”.

Irmão, precisamos aprender: A confiar em Deus antes de reagir!

Veja, não é simplesmente: Não reagir. Contar a até 10, como na propaganda do “Aranha”, lutador de MMA. Não é nada disso,

Não adianta não reagir. E ficar corroendo ódio no seu coração. Muitas pessoas são assim... Não reagir fisicamente, mas reagem mentalmente. Quero dizer a vocês que é a mesma coisa!

É necessário fazer o que Cristo fez... Não simplesmente o que ele não fez! O que foi que ele fez? O que foi que ele não fez?

Vamos começar pela segunda: O que ele não fez? Ele não revidou com ultraje, ou seja, ele não ofendeu, insultou ou humilhou quem quer que seja, que ele tenha sido ofendido, insultado e humilhado. Ele não revidou com fez ameaças, ou seja, ele não ficou chantageando, fazendo intimidações. Ele não fez isso!                      

Mas, o que foi que fez? Que nós precisamos aprender. Ele verdadeiramente confiou em Deus

Ao ponto de acreditar que Deus iria trazer a paga para aqueles que estavam fazendo o mal. Ele descansou em Deus que na hora certa, “Deus iria trazer justiça”.

O nosso maior problema não o que nós não fazemos, mas aquilo que deixamos de fazer. Porque pode ser que você seja uma pessoa, que não reage, mas não quer dizer que o fato de você não reagir você confia em Deus.

Pode ser que você seja uma pessoa que reaja, mas por que tanto sofreu consequências, acabou aprendendo a não reagir, isso também não quer dizer que você seja uma pessoa que confie em Deus.

Irmãos, não é apenas não reagir. Mas é agir da forma certa
Faça uma analise no seu coração. Quantas foram às vezes que você não reagiu, mas interiormente cometeu pecado, como por dentro reagiu? Quantas vezes realmente você não reagiu porque você creu que Deus iria tratar daquela situação da melhor forma?

Conclusão:

Jesus é a minha referencia. Devo me esforçar para imita-lo; Devo aprender a me dispor para: Sofrer pelos outros como ele sofreu. Esforçar para fazer morrer a natureza do pecado e decisões pecaminosas. Procurar confiar em Deus e não somente não reagir.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Filtrando os pensamentos



Leitura: Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Uma das cidades mais importantes do império Romano foi “Filipos”. 

A princípio a cidade se chamava “Krênides”. Entretanto após a conquista da cidade no ano 358 a.C. pelo pai de Alexandre o Grande, a cidade passou ser chamada “Filipos” em memória do próprio rei “Felipe”. 

Filipos era um replica menor de Roma. Nela residiam muitos soldados aposentados, ou seja, antigos legionários retirados com suas famílias, assim os veteranos de guerra se instalaram em Filipos.

O apóstolo Paulo é responsável por mais de 50% dos escritos sagrados do Novo Testamento, e um desses escritos é uma carta endereçada aos Filipenses.

Paulo escreve com alguns propósitos, além de expressar sua gratidão pelo sustento missionário. Assim sendo eles deveriam:
  • Centralizar a vida em Cristo
  • Estar contentes em todas as situações.
  • Ser fortes na oração.
  • Imitar com alegria o exemplo de Jesus.
No capítulo quatro Paulo se dedica quase que exclusivamente em expressar sua gratidão ao Filipenses pelo apoio missionário.

Filipenses 4.10 “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade”.

Mas nesta sessão de agradecimento, Paulo começa com uma exortação para duas irmãs briguentas que estava precisando de ajuda.

Filipenses 4.2 “Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor”.

Em seguida Paulo exorta uma maneira de viver saudável para aqueles que desejam permanecer firmes e para isso é necessário controlar seus pensamentos.

Ele descreve alguns filtros para aquilo que pensamos. Note os valores que devem ocupar nossos pensamentos:

  • Verdadeiro
  • Respeitável
  • Justo
  • Puro
  • Amável
  • Boa Fama
  • Virtude
  • Louvor

Paulo reconhece o desafio que é para um cristão pensar em coisas que agradam a Deus. Por essa razão ele descreve que a nossa atenção deve estar voltada para certas qualidades dos nossos pensamentos.

Tem uma afirmação de Martinho Lutero sobre “Pensamentos” que diz: "Você não pode impedir que os passarinhos voem por cima da sua cabeça, mas pode evitar que façam ninhos sobre ela." 

O que você entende sobre essa declaração? Eu entendo que o início de alguns pensamentos são involuntários, entretanto a meditação neles é voluntária e arbítrio.

Conclusão:

Precisamos ser criteriosos com os nossos pensamentos. 

Existe um ditado popular que diz que “Mente vazia é oficina do Diabo”.

Compreendemos que não é quantidade (Vazia ou cheia) de pensamento que é perigoso, mas a qualidade (Valores) desses pensamentos.

Nesse estudo aprendemos como é importante aprender que existe uma qualidade de vida que deve ser almejada por qualquer cristão.

E que essa qualidade de vida reflete diretamente na qualidade daquilo que colocamos na mente para pensar.

Pr Mário Botão.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Onde foi que eu errei?


Baixar o ÁudioDOWNLOAD

Baixar em PDFDOWNLOAD

Leitura: Juízes 2.10 “E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco a obra que fizera a Israel”.

Depois da morte de Moisés, Deus levantou um tremendo líder. Que foi responsável pelas primeiras conquistas na terra da promessa. Josué foi um homem temente, com um tremendo coração voltado para Deus. Talvez uma das falas mais conhecidas em todos os lares é frase de sua autoria que diz “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Essa publicitação de Josué, essa fala maravilhosa foi pronunciada num momento decisivo para todos os judeus. Havia uma tendência muito concreta do povo de Israel se misturar com os povos pagãos e se esquecer do Senhor. E num momento de decisões cruciais.

Josué decidiu expor publicamente que iria conduzir sua família nos caminhos do Senhor. Sua esposa... Seus filhos... Seus conhecidos... Seus familiares... Seus parentes.

Entretanto, muitos que naquele momento abraçaram esse mesmo ideal. Muitos que naquele momento disseram: “Também vamos levar nossas famílias nos caminho do Senhor...”. Muitos que naquele momento disseram: “Eu também me comprometo levar meus filhos no caminho Senhor”

Mas, ao longo do caminho fizeram exatamente o oposto. Os pais se esqueceram de suas promessas feitas. Os pais começaram a se esquecer da lei do Senhor. Os pais começaram a trilhar num caminho obscuro e tenebroso

E não demorou muito... As gerações futuras... A nova meninada...  Os Filhos que vieram após esse momento... Mal conheciam o Deus de Israel... Literalmente não conheciam sequer o seu nome... Não sabiam quem ele era, qual era a sua vontade... Não sabiam o que havia feito... Desconheciam os grandes feitos de Deus de Israel.

Esse momento histórico foi registrado no livro dos juízes. De uma geração que não conheciam o Deus de Israel, por que os pais não cumpriram suas promessas.

Esse texto está nos ensinando que os filhos que vieram daquela geração não conheciam o Deus dos seus pais.

Uma geração inteira perdida: Completamente alheia àquilo que Deus tinha feito. À curso do seu próprio coração. Ignorante com relação a Deus e a sua vontade.

E nós percebemos que as nações que abandonam o Senhor. Acabaram se enfraquecendo... Destruíram sua fibra moral... Tornaram se suscetíveis a qualquer vento de doutrina... Artimanhas de homens que induzem ao erro.

Nós percebemos isso nos dias atuais. Filhos que não conhecem a Deus. Porque seus pais não cumpriram com suas responsabilidades.

Josué havia dito “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”; Ou seja: “Eu vou andar com Deus”. Minha esposa vai andar com Deus! Meus filhos vão andar com Deus!

O que depender de mim eu vou me esforçar sobremaneira para que: Meus filhos... Meus netos... Minha esposa... Sirva o Deus de Israel!

Mesmo que no final. Eu esteja sozinho “Eu servirei ao meu Deus”. Eu vou me esforçar... Eu vou insistir... Eu vou lutar... Para que minha família sirva também ao Senhor!

Então percebemos que uma geração pode se perder... Se os pais, numa categoria... Se os lideres, noutra categoria... Seu os educadores, ainda noutra categoria.

Não entenderem que Deus deve ocupar o primeiro plano na minha vida e na vida da minha família.

Se eu não entendo isso eu estou comprometendo toda uma geração... Os meus filhos e meus netos correm o risco de não conhecer ao Senhor.

Mas talvez você esteja pensando... Mas eu faço isso e parece que não funciona... Mas eu tento fazer isso, mas ninguém me ajuda... Mas eu quero me comprometer com Deus, mas eu ando desanimado...

Não é sem razão que Moisés falou ao povo as palavras do Senhor....

Deuteronômio 6.6 “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

Temos aqui uma Lição Central: O principal motivo que leva os filhos perderem os limites é quanto os pais não estabelece limites para si mesmos

Qual deve ser o papel dos pais com relação a seus filhos

Será que eu como pai sou responsável: Pela formação moral dos meus filhos? Pelo caráter dos meus filhos?

A resposta é “SIM!”. Os pais são os principais responsáveis para a construção do caráter de seus filhos.

Com certeza você já ouviu a frase que diz “Educação começa em casa”. Os pais não são apenas provedores de: Moradia. Vestuário. Saúde. Afetividade.

Os pais são provedores de construção de caráter.

Entretanto, podemos observar que existem várias propostas para ajudar os pais a melhorar seu desempenho no lar. Não digo que esses canais são errados... Mas são limitados.

Somente um pode estabelecer corretamente a maneira como os pais devem lidar com seus filhos. E essa pessoa é aquele que te conhece perfeita e profundamente

Contasse uma história muito interessante sobre: Um coral que se preparava para um evento especial numa grande igreja, e o regente esta conduzindo o coral numa musica dificílima, uma partitura de músico bem conceituado, e depois de muitas tentativas, o regente decide encerrar o ensaio, como o pianista e coristas estavam com muita dificuldade, e quase no final, um homem simples sentasse no final do auditório, e presencia aquela cena de desespero e confusão, e quando o regente passa por ele, aquele homem simples, pede a ele para dar uma olhada na partitura, mas o regente não aceita, racionaliza o problema, se justifica, até que depois de muito insistir o regente permite, e aquele tão simples dedilha seus dedos suavemente sobre o piano e toca uma musica impecável, enche o Santuário de muito belíssimo, todos atônitos, surpresos querem saber que é esse homem, que é esse musico, e eles descobriram que aquele homem não era simplesmente um musica, ele era o criador da musica, foi ele que escreveu a musica, foi que trouxe a existência aquela musica.

Assim, somos nós... Quem é que tem respostas para os nossos desajustes? Quem é que tem respostas para os nosso caos? Quem é que tem respostas para as nossos anseios?
É Deus, o nosso Criador. Somente ele tem a resposta certa! É nele que eu devo buscar direção

O salmista declarou com muito entusiasmo essas palavras: Salmo 139.1-6 “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir”.

Existe a possibilidade de seus filhos serem em proporção de igualde exatamente o que você é. Obviamente que existem suas exceções
Vídeo...

Mas Existe uma grande possibilidade de seus filhos trilharem o seu caminho.

Pai você prepara seu filho para mundo, mas não para ser igual ao mundo. Seu filho deve ver Deus na sua vida.

Mas esse objetivo falhará: Se você não reafirmar sues votos com Deus!

Tenho ouvido muitos pais pensarem dessa maneira: Faça o que eu digo, e não faça o que eu faço.

Em outras palavras: Ouça o conselho que eu mesmo não ouço! Pegue o caminho certo que eu mesmo não pego!

Quantas vezes eu ouvi os pais dizerem para seus filhos. Vocês precisam tomar jeito! Mas os pais tomam jeito... Vocês precisam de juízo! Mas os pais não tem juízo... Vocês precisam de Deus... Mas os pais desconhecem Deus. Vocês precisam me obedecer! Mas o mais não criam seus filhos no temor do Senhor

O Deus falou sobre esse assunto? Qual é o plano de Deus para as nossas vidas?

Deuteronômio 6.6 “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

O que Moisés está dizendo é que os pais devem influenciar seus filhos para o Senhor. A mais sublime missão na terra: São pais tementes que ensinam seus filhos o caminho do Senhor.

Deus falou para Moises, ensinar o povo de Israel. Pais inculquem nos seus filhos a vontade de Deus. Pais coloquem na mente deles a minha palavra. Pai ajudem seus filhos a saberem o que eu quero

Faça isso! Sentado com eles... Andando com eles... Ao coloca-los para dormir... Quando eles acordarem...

Faça disso uma labuta diária. Mas infelizmente não temos tempo... O trabalho nos consome... Os afazeres domésticos nos consomem... As dividas nos consome... As diversões nos consomem... A televisão nos consome...

E aí... Você já sabe o resultado! Filhos que não conhecem ao Senhor. Porque seus pais também não o conheciam. Não tinham tempo para Deus. Tinham tempo para muitas coisas... Mas pra Deus não tinham tempo! Faça chuva ou sol estou lá honrando com meus compromissos com o homem. Mas para Deus não tem importância, ele entende!

E história se repete mais uma vez. Infelizmente a história tem se repetido inúmeras vezes. Sabe qual é a história?

Deixe-me refrescar sua memória: Juízes 2.10 “Todas as pessoas daquela geração também morreram e os seus filhos esqueceram o SENHOR e as coisas que ele havia feito pelo povo de Israel.”

Será que essa história não tem ido a sua história. Será que existe a possibilidade de você como pai estar falhando nesse sublime missão de encaminhar seus filhos ao Senhor?

Mas, isso pode mudar! Quando os pais, os líderes e os educares começarem a ter conscientização que: Precisam mudar suas rotinas... Precisam estabelecer novas prioridades... Precisam remanejar suas agendas.

Precisam assumir de novo um compromisso não com homens mas com Deus! E fazer disso: Uma decisão diária. Uma decisão concreta. Uma decisão duradoura

Se isso acontecer! Os limites serão restabelecidos. A ordem será restabelecida.

E aí você poderá dizer como Josué disse: “Eu e minha casa, serviremos ao Senhor!”.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cristo é a nossa PAZ



Vivemos num mundo marcado por confusão, brigas e muitas guerras. Entretanto muitos movimentos sociais têm surgido em prol da paz.

A ONU, Organização das Nações Unidas lançou o dia internacional da “Paz”. É um dia de “Sessar fogo”. E um dia de dizer “Não a Violência”.

Vários países têm seus movimentos pacificadores. Em Israel tem um movimento de Paz, chamado “Paz Agora”. Na Alemanha tem o “Partido Verde” que é contra terrorismo. No Reino Unido tem um movimento muito forte chamado “Amigos da paz”.

Temos historicamente muitas personalidades que foram identificadas como símbolos da paz: Pacifistas (Dalai lama - Martim Luther King Jr. - Marechal Rondon - Chico Mendes - Madre Tereza de Calcutá – Gandhi - Francisco de Assim - Chico Xavier.)

Mas, será que um movimento social ou politico tem poder para implantar a paz verdadeira? Se a resposta for “Sim”, então os movimentos sociais e políticos precisam de uma nova estratégia porque não está funcionando.

Precisamos entender que a “Paz”, está estreitamente relacionada à Natureza humana e não simplesmente as “Ações Morais humanas”.
  • Não adianta mudar as leis, porque o problema não são as leis.
  • Não adiante mudar o sistema, porque o problema não é o Sistema.
  • Não adianta mudar o comportamento, porque não uma questão meramente comportamental (Fazer ou não fazer).
  • Não adianta mudar a moralidade humana, porque não é uma questão moral (Certo e Errado).

Qual é o problema do homem? O problema é espiritual!

O homem antes de estar em guerra com o seu próximo, ele está em guerra com Deus.

Nenhum movimento idealizado pelo ímpio resolve o problema espiritual do homem. Ele pode temporariamente suprir certar carências comportamentais ou morais da sociedade.  Mas são pequenas mudanças insignificantes e passageiras

O que Deus falou sobre isso, será que os ímpios tem paz? Veja o que disse o profeta - Isaias 57.21 “Os ímpios, diz o meu Deus, não têm paz”.

Porque os ímpios não tem paz? Romanos 8.6 “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz”.

Devido a sua inclinação para carne, ou seja, desejamos obedecer ao pecado e não a Deus.

Todos aqueles que vivem uma inimizade com Deus não tem paz. Somente uma pessoa pode promover e implantar paz no coração do homem e no mundo do qual ele vive.

Leitura: João 16.33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

João registrou as palavras de Jesus que dizia o seguinte: João 3.36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

O nosso Deus é um Deus santo e mostra a sua ira contra os que não creem no seu Filho Jesus.

É só observar as vidas que caíram na armadilha das promessas de paz proporcionada por Satanás, ou pelo mundo ou pelos desejos carnais.

Será que Adão e Eva tinham paz depois de crer nas palavras do tentador?
Se sim, por que então? Tiveram medo? Esconderam-se de Deus? Fizeram aventais para si? Justificaram o pecado? Racionalizaram o erro?

Os que não deram ouvidos à palavra de Deus por Noé estavam pulando de alegria quando veio o dilúvio e os tragou a todos?

Os que escolheram o caminho das suas próprias concupiscências em vez do arrependimento nas cidades de Sodoma e Gomorra estavam satisfeitos quando o SENHOR fez chover enxofre e fogo desde os céus sobre as suas cidades?

A razão que não há paz no pecado é porque o pecado é contra o Deus. Na verdade, os que engolem o que Satanás, pela carne pecaminosa do homem, oferece não estão vivendo na realidade uma falsa sensação de paz e prazer.

Somente em Cristo, há paz verdadeira. Por isso Cristo é a nossa paz!

Cristo nos deu o exemplo como ter paz nas tentações. Quando o tentador aproximou-se a Jesus e lançou os dardos inflamados do maligno um após o outro, a PALAVRA DE DEUS foi o Seu conforto e a Sua vitória.

A paz real que vem de Deus somente vem para aqueles que estão em Cristo.

João 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Romanos 5.1 “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Efésios 2.14 “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio”.

Colossenses 1.20 “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”.

Todos esses versículos apontam para quem? Todos os versículos apontam somente para Jesus

Conclusão

O profeta Isaias falando acerta do nascimento do Messias, disse: Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Somente o Messias é o príncipe da paz. Somente Jesus de Nazaré pode operar eficazmente em nosso coração a paz verdadeira

Qualquer tentativa humana será frustrada.
  • Não é apenas mexer nas disposições morais
  • Não é apenas mexer nas disposições sociais
  • Não é apenas mexer nas disposições econômicas
  • Não é apenas mexer nas disposições politicas
  • Não é apenas mexer nas disposições religiosas

O problema do homem está na sua composição humana. Sua alma é pecaminosa! O problema do homem é exclusivamente espiritual!

E nesse caso somente um pode resolver o seu problema. João 16.33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.


Pr Mário Botão

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ingratidão é marca distinta do ímpio



Leitura: Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”
  
Ingratidão é marca distinta de ímpio.

Também é verdade que os “Santos” também podem ser ingratos. Alias as nossas igrejas estão infestadas de pessoas ingratas. O que tem de pastor ingrato... O que tem de crianças ingratas... O que tem de avós ingratos...

Temos percebido a insatisfação inflamada no coração das pessoas. Você sabia que a ingratidão será uma das muitas atitudes amplamente manifestada nos finais dos tempos?

Tanto que quando Paulo falou sobre esse assunto ele colocou uma lista exaustiva... Ele descreve detalhadamente como a humanidade será caracterizada no final dos tempos.

Vejamos: 2 Timóteo 3:1-2 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes”...

E a lista continua... Paulo descreve mais de 18 tipos de comportamento desprezíveis que serão cultivados no tempo próximo do fim.

Entretanto nós já sentimos esses aspectos de declínio moral na vida das pessoas. Todos nós estamos inseridos num contexto de muita ingratidão. O mundo está sendo bombardeado, e a igreja está no meio desta confusão...

E se não atentarmos para esse fato seremos confundidos. Porque estamos deixando vazar do nosso contexto social e espiritual essa palavra tão significativa que é gratidão

Eu acho interessante que gratidão não é apenas uma questão de “Etiqueta”, ou de “Boas maneiras”.

Ingratidão é característica de ímpio ou não é? É verdade irmãos!

Ingratidão é característica de ímpio: De pessoas que não conhecem a Deus. De pessoas que desprezam o nome de Deus. De pessoas que não tem Deus no coração. De pessoas que não conhecer... Melhor que “Ignoram” as orientações de Deus deixadas no Livro Sagrado.

A Bíblia nos exorta a sermos “agradecidos”. É muita mais do que apenas boas maneiras... Dizer “muito obrigado” ou coisa parecida virou um hábito.  O pior é quando nem hábito é...

Mas, muitas das vezes você nem está realmente agradecido pelo que a pessoa faz, mas pela força do hábito acaba fazendo um agradecimento, mesmo que de má vontade.

Frequentemente a “Ingratidão” também é encontrada no meio do povo de Deus. E isso é uma “Vergonha”.

Porque ingratidão é marca de incrédulo. E quando nesse caminho, nos abarcamos... Corremos o risco de sermos identificados, confundidos com pessoas que não conhecem a Deus.

Existe... Um grande perigo. Uma consequência desastrosa. Um efeito perturbador. Um risco muito grande quando deixamos de lado certos princípios que revelam um coração agradecido. Quantos de nós seríamos gratos a Deus por uma situação difícil, como por exemplo, na doença...

Deus obrigado por permitir eu passar por esse momento de dor, porque eu sei que o Senhor está comigo e vai me ajudar, e eu serei um crente melhor, um crente preparado. Salmos 119:71 “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”.

Paulo teve que apreender isso. Ele teve que passar por um treinamento duríssimo para aprender a ser agradecido da forma certa.

Certa ocasião ele implorou para Deus livra-lo de um espinho na carne. Possivelmente uma doença... Muitos teólogos acreditam que Paulo tinha um problema sério de saúde. E que Satanás muita das vezes usava aquele problema para afligi-lo.

E Deus falou para ele: Paulo a minha graça te basta. Paulo a minha graça na sua vida é suficiente. Paulo para de ficar reclamando... Paulo para de ficar se queixando... Paulo o meu poder está sobre você... Eu estou trabalhando com você...

Quero compartilhar apenas uma referencias desse fato de desajuste que há no coração humano.

1º Referencia fala a respeito daqueles que apesar de conhecer a Deus, não prestam cultos a Ele.

Romanos 1.21 “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”.

O que é ingratidão? Ingratidão é uma pessoa mal agradecida. Falta de reconhecimento. Falta de agradecimento.

Temos noticias que em muitos lares. Entre os membros da família há “Patadas”. Patada é uma expressão metafórica de alguém que é ingrato

Também existe a expressão: Coice... É uma pancada dada para trás... Quantas vezes eu ouvi pessoas se dirigindo aos outros como: “Cavalos”. Fazendo alusão a um comportamento de ingratidão.

Paulo nesse texto vai ensinar que ingratidão surge de um coração insensato e obscurecido. Obviamente que ela lidando com relação ao sagrado. O homem e Deus. E não necessariamente o homem em relação ao seu próximo

No entanto dificilmente encontraríamos alguém que é literalmente um “Cavalo”. Sendo dócil e manso com o Senhor.

A lógica é aquele que lida bem com seu próximo, no trato... A lógica é que lida bem com o sagrado.

Somente o conhecimento intelectual da existência de um poder superior. Não torna possível ou viabiliza uma atitude mais dócil da nossa parte...

Paulo está dizendo que aqueles que não prestam cultos a Deus. Ou seja... Não o reconhecem... Não o glorificam... Não lhe atribui honras.

São pessoas passiveis a um coração insensato e obscurecido. Insensatez é alguém que está fora de si. Uma pessoa ingrata ela está fora de si. Ela não está raciocinando corretamente.

Obscuridade está relacionamento a incapacidade mental. Uma pessoa mentalmente cega. Uma pessoa que tem negrura metal. Está em escuridão. Andando nas trevas. Uma pessoa ingrata só pode estar nas trevas.

Será que conhecemos Deus, entretanto falta-nos gratidão a ele?

Será que a minha relação com o sagrado não tem refletido a minha relação com o meu próximo?

Será que minha incapacidade de ver a ajuda que tem me sido doada não revela a minha incapacidade de perceber a mão de Deus?

Será que eu realmente tenho apreciado aquilo que Deus faz na minha vida usando pessoas?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente quando minha esposa realiza suas atividades domésticas?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente quando meu esposo realiza atos sacrificiais para o meu bem estar?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente quando meus pais expressão preocupação com as minhas decisões?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente pelos meus filhos, por estarem ao meu lado, mesmo quando não os reconheço?

Eu sou grato a Deus verdadeiramente pela minha igreja que insistentemente tem me aconselhando, exortado de tantas maneiras?

Eu sou grato a Deus?

Será que eu não preciso expressar mais vezes minha gratidão a essas pessoas?

Será que eu não tenho sido um pouco duro...

Será que eu não tenho sido um pouco critico de mais...

Será que eu não exagerei na última conversa...

Será que eu não preciso melhorar minha atitude com relação a meu próximo, para que reflita honestamete o meu relacionamento com Deus?

Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”