quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O amor é fiel


Leitura: Oséias 2.20 “E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o SENHOR”.

Como cristãos, o amor é à base de toda nossa identidade. O nosso novo nascimento veio pelo amor. (João 3.16).

Quando pediram para Jesus esclarecer qual era o maior de todos os mandamentos, Ele respondeu que era o “Amor” (Lucas 10.27).

Jesus falou que o amor que temos pelo “próximo” deveria ser o que nos identifica como discípulos dele. Paulo falou que o “amor” é base e o fundamento da nossa existência. Paulo ainda comentou que o amor como qualidade precisa crescer e transbordar mais e mais.

O acordo do profeta Oséias é um dos mais extraordinários da Bíblia. Indo contra toda lógica e conveniência, Deus o instruiu a se casar com uma prostituta. Ele desejava que o casamento de Oséias mostrasse como o amor incondicional dos céus por nós se parece.

A união de Oséias com Gômer gerou três filhos. Mas, como esperado, essa mulher que por muito tempo teve uma vida imoral não se contentou em permanecer fiel a um único homem.

Então Oséias teve que lidar com um coração ferido e com a vergonha do abandono. Eles cresceram juntos, mas depois ela foi desleal e adúltera. Rejeitando-o por cobiça a homens totalmente estranhos.

O tempo passou e Deus falou novamente com Oséias. Deus disse para ele ir e reafirmar o seu amor pela mulher que por várias vezes lhe fora infiel.

Dessa vez ela atingiu um nível mais baixo e teve que ser comprada do meio dos escravos. Mas Oséias pagou o preço pela redenção dela e a levou de volta para casa.

Sim, ela tratou o amor dele com descaso. Ela traiu seu coração.  Mas ele a convidou de volta a sua vida, expressando um amor incondicional.

Esta é uma história real, mas foi usada como exemplo do amor de Deus por nós. Apesar de que às vezes não prestarmos atenção em seu amor.

Às vezes agimos vergonhosamente e consideramos Seu amor intruso, como se Ele estivesse nos privando do que realmente queremos. Nós O rejeitamos de várias maneiras. Mesmo depois de receber Seu dom da salvação eterna.

E ainda assim Ele nos ama. Ele permanece fiel. Nele temos o modelo do que o amor rejeitado faz.  Esse amor permanece fiel.

Jesus nos chamou para esse tipo de amor na passagem conhecida como o Sermão da Montanha. Ele disse:

Lucas 6.27-28 “Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam" (Lucas 6:27-28).

Lucas 6.32-33 "Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo".

Lucas 6.35 "Amai, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus".

No momento em que estava no altar, você nunca imaginaria que a pessoa com quem você estava se casando poderia se tornar, mais tarde, um tipo de inimigo, daqueles que você precisaria amar como atitude de sacrifício quase total.

E com bastante frequência no casamento, o relacionamento realmente chega a esse nível. E até mesmo ao ponto de traição ou, infelizmente, à infidelidade. Para muitos este é o fim. Alguns reagem rapidamente indo em direção a um trágico divórcio.

Outros mais protetores de sua reputação do que de sua própria felicidade, decidem deixar a farsa continuar.
Mas eles não têm a intenção de apreciá-la - muito menos de amar um ao outro novamente.

Este não é o modelo, contudo, do seguidor de Cristo. Se o amor é para ser igual ao d’Ele, é preciso amar mesmo quando o seu amor é rejeitado.

Desafio de hoje: Amar é uma escolha. Não um sentimento. 

É uma ação inicial não uma ação automática. Hoje, escolha estar comprometido a amar mesmo que seu cônjuge tenha perdido o interesse em receber o seu amor diga a ele hoje em palavras semelhantes a essas, "eu amo você e ponto final."

"Eu escolho amar você mesmo se você não me amar em troca".

Baseado no livro “O Desafio de amar”.

A sublimidade da Mensagem de Cristo


O autor de hebreus demonstra a superioridade de Jesus de Nazaré com relação aos profetas.

Hebreus 1.2-3 “Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”.

Quais foram os títulos e atribuições aplicadas em Jesus de Nazaré, mas que jamais foi atribuída a um profeta do Senhor?


Filho

Herdeiro
Criador
Expressão Exata
Sustentador
Perdoador
Exaltado

O autor de hebreus também demonstra a superioridade de Jesus de Nazaré aos anjos.

Hebreus 1.4-13 “Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

Quais foram os títulos e atribuições aplicadas em Jesus de Nazaré, mas que jamais foi atribuída a nenhum anjo do Senhor?


Filho

Primogênito
Deus
Rei
Criador
Imutável
Exaltado

O autor de hebreus amplia as consequências para aqueles que rejeitarem a mensagem de Jesus de Nazaré. 

Se de fato Jesus de Nazaré é superior aos profetas e os anjos, logo o peso de sua mensagem também é superior.

Note a severidade da advertência no texto, onde o autor nos faz uma firme admoestação.

Hebreus 2.1 “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”.

Qual foi a exortação empregada no texto?_____________________________________________.

Também podemos observar que o autor de Hebreus também destaca a importância da mensagem falada por anjos, na Antiga Aliança.

Hebreus 2.2 “Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo”.

Qual era a consequência para aqueles que negligenciavam o pronunciamento de anjos?_____________________________________.

Podemos também perceber a superioridade da consequência para aqueles que rejeitam a mensagem de Jesus de Nazaré.

Qual expressão demonstra o alerta o do autor para as palavras de Jesus de Nazaré?__________________________________________________.

Hebreus 2.3 “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”.

Esse ensino comparativo do autor de Hebreus com relação aos anjos conclui-se com algumas evidencias que credencializavam a Jesus de Nazaré, descreva essas credenciais:

Hebreus 2.$ “Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade”.


Sinas
          
Prodígios
Milagres
Distribuição do Espírito Santo

Conclusão:

Jesus de Nazaré teve atribuições superiores aos profetas e a aos anjos e devido a essa sublimidade o conteúdo e a severidade da sua mensagem também é superior, se as advertências dos profetas e anjos foram acolhidas com prestatividade muito mais a Palavra de Jesus de Nazaré.

Pr. Mário Botão

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Sublimidade de Jesus de Nazaré - Parte I



Jesus de Nazaré é SUPERIOR aos PROFETAS pelos menos por SETE razões, segundo Hebreus 1.1-3.

Jesus de Nazaré é superior aos profetas, pelo fato que DEUS o declarou:
  • Filho
  • Herdeiro
  • Criador
  • Expressão Exata
  • Sustentador
  • Perdoador de Pecados
  • Exaltado a destra
Agora vamos estudar que Jesus de Nazaré é superior aos ANJOS, Deus apresenta outras SETE razões da sua sublimidade.

Hebreus 1.5-13 “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labaredas de fogo; mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

Esse texto apresente que Jesus é superior aos anjos por SETE razões
  • Filho gerado
  • Primogênito
  • Adorado
  • Deus
  • Rei
  • Imutável
  • Exaltado
Em Salmo 2:7 temos um texto messiânica onde Deus diz: “Tu és meu Filho”. São declarações específicas que se aplicaria apenas a Jesus de Nazaré, assim nunca Deus falou desta maneira acerca de qualquer anjo.

Estes versículos falam a respeito da ressurreição de Cristo e não Seu nascimento, como muitos a imaginam.

Note essa declaração de Paulo: Atos 13.33 “Como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei”.

Na carta de Paulo ao Colossenses também encontramos outra expressão: “Primogênito dentre os mortos” referindo se a Jesus de Nazaré, do qual Deus falou acerta de Jesus no livro de Hebreus.

Cl 1.18 “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”.

Qual a diferença entre Unigênito e primogênito?
  • Unigênito significa “Único Filho gerado”
  • Primogênito significa “Primeiro Filho Gerado”


Quais são as implicações desses títulos. Vamos considerar em primeiro lugar “Unigênito”. Jesus de Nazaré é o único filho gerado da mesma natureza e substância do Pai, tornando-o igual ao Pai, na natureza divina. Apensar de que os anjos são chamados “Filhos de Deus”. (Jó 1.6 e 2.1). E os homens regenerados também (Jo 1.12, 1Jo 3.1). Entretanto, nem os anjos e nem muitos menos os homens, são filhos de Deus como Jesus de Nazaré o é. Jesus é o único que foi gerado pelo Pai, da mesma substância divina, se tornando um com o pai (Jo 10.30).

Em segundo lugar “Primogênito”. Jesus de Nazaré é o primogênito de Deus, ou seja, é o primeiro da ressurreição. A doutrina da ressurreição é marca distinta do cristianismo, pois as Escrituras afirmam bem como seus propagadores que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Paulo declarou o seguinte aos Coríntios. 1Co 15.20 “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.”

Assim sendo o título “unigênito” refere a sua natureza divina e o título “Primogênito” refere-se a sua Ressurreição

Continua...

Pr Mário Botão 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dominando o Indomável -Parte II


O que é pior?
  • Contar uma fofoca?
  • Ouvir uma fofoca?
  • Ser vítima de fofoca?

Como é que Deus se posiciona com relação a esse assunto?
  •  Provérbios 8.13 “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço”.
  • Levíticos 19.16 “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”.
  • I Tim. 5.13 “Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.”
  • Salmo 101:5 “Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal. Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos. Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do SENHOR dos que praticam a iniquidade.”

De acordo com esses textos Deus fica categoricamente aborrecido! Você quer aborrecer a Deus? Saiba que suas palavras quando usadas de forma maligna aborrece a Deus. Provérbios 8.13 “A boca perversa eu os aborreço”

Qual é a orientação bíblica?

Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! 

A bíblia nos ensina isso em Mateus 18.15-16

Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Poderíamos mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto purificar.

Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Um desentendimento entre dois irmãos causado por um pequeno incidente pode ter consequências muito amplas e estender-se por muito tempo. A melhor coisa a fazer ir a Deus e logo em seguida aquele que nos ofendeu

Qual a diferença entre aconselhamento e o fofoca?

Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual".
Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual.

Um conselheiro espiritual:
  • É um crente maduro.
  • Vai te exortar à reconciliação.
  • Vai apontar seu pecado
O conselheiro cristão é aquele tido de pessoa que está mais interessado na vontade de Deus do que agradar a você.

Na maior parte das vezes, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema.
  • Queremos pessoas que nos ouçam!
  • Queremos defender nosso ponto de vista!
  • Queremos aliados!
Parece coisa de “Política”. Saímos recentemente de uma eleição. Eu não fui a nenhum comício eleitoral. Entretanto aquele que aconteceu próximo da igreja foi suficiente para entender como funciona e qual é uma das estratégias

Leiamos o texto de Provérbios 6.16-19

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos."

Qual é a posição de Deus com relação ao mau uso da língua?

Você se atreveria a dizer que não é importante cuidar dessa área na sua vida social, haja vista que Deus assumiu uma posição tão radical contra esse assunto?

O meu desejo, e a minha oração é que tenhamos crentes maduros na igreja. Grandes conselheiros. Homens e mulheres verdadeiramente espirituais. Prontos a exortar o seu próximo à santidade. Graças a Deus temos visto isto. Ainda não chegamos aonde poderíamos chegar. Ainda não somos aquilo que poderíamos ser.

Mas devemos lutar bravamente pela graça de Deus contra o império do mal que se faz presente nas nossas vidas através de comportamento que não é conveniente aos santos.

Pr. Mário Botão.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dominando o indomável - parte I


Durante os próximos quatro cultos nos lares vamos estudar um assunto um pouco polêmico: Para alguns é gostoso para outros é desgostoso... Para uns é uma tentação para outros não...

Tiago vai dizer que esse assunto é um assunto complicado devido ao fato de ser “Quase que indomável”.

É uma série de quatro lições. Cujo tema é “Dominando o indomável”.

É um estudo baseado numa necessidade básica para purificação da igreja. Nossos relacionamentos devem ser nutridos não somente por uma linguagem correta e sadia. Mas também por uma postura correta diante dos perigos do mau uso da língua.

Acho muito interessante essa fala de Tiago no capítulo 1.26. “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.”

Tiago está dizendo que uma das maneiras de identificar: Um cristão carnal... Um crente que está se enganando... É pela falta de domínio na língua.

Desse modo: Como sabemos que estamos adoecidos espiritualmente? É pelo modo como nós nos comportamos através das nossas “Palavras”.

Spurgeon colocou uma nota muito interessante sobre o mau uso da língua dizendo seguinte:  "A língua de alguns homens morde mais do que seus dentes”.

Desse modo vamos interrompermos nossos estudos sobre as “Facetas do amor”.  E depois que formos exortados a corrigir esse tipo de comportamento que inaceitável no meio do povo de Deus, vamos retomar e vamos falar sobre “Amar”.

Porque a bem da verdade é uma incoerência “Falar soabre amor” sendo que temos assumido uma postura de: Falar mal do outro... Falar pelas costas... Fazer piadas...Fazer gracejos... Fazer fofocas...Fazer chocarrices...

Coisas que são estranhas, duvidosas e não são saudáveis para o crescimento da igreja. Jesus disse com muita propriedade:  “A boca fala do que está cheio o coração”

E infelizmente o nosso coração pode estar cheio de demônios, rapina, desejos maus. Coisas terrenas, diabólicas, animalescas como o próprio Tiago falou noutra ocasião.

Por que pode ser que você pense que estamos vivenciando uma igreja que reflete o modo da igreja primitiva. Mas, no fundo, lá fundo não está acontecendo isso...

A Palavra de Deus não está acatada. A Palavra de Deus está sendo escarnecida pelos próprios crentes. A Palavra de Deus está sendo menosprezada. E isso é muito triste! Isso é muito desencorajador!

Vamos nos corrigir através da Palavra de Deus. E que esse tipo de comportamento seja banido da vida coletiva da igreja.

E depois vamos voltar e vamos trabalhar com todo empenho e seriedade sobre as demais facetas do amor. Amém!

Leitura: Salmos 52:2 “A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos”.

O que é Maledicência? Maledicência é qualidade de maldizente. Ação de maldizente; detração, difamação, murmuração, ladrado.

Você sabe o que Ladrar, ladrado? É falar de tal modo a insultar alguém... É ofender verbalmente...
É maldizer...

Quais são os mitos da maledicência: Conhecer os mitos vai nos ajudar a vencer nossa tendência à maledicência e a não nos envolver em mexericos.

1º Mito: Maledicência é coisa de mulher.

Nada mais longe da verdade do que essa afirmativa.

Em nenhum lugar das Escrituras encontramos que a fofoca é algo exclusividade feminina.

Porque o que temos de homens que são: Fofoqueiros... Difamadores... Caluniadores... Maldizentes?

Maledicência não coisa somente de mulheres, mas também é de: Homens. Jovens. Crianças

Não há um grupo social especifico que se empenhe mais em “falar mal do outro”. Todos os grupos sociais são passiveis a esse mal.

Obviamente que aqueles que falam mais. Tem maior tendência de falar mal...

Entretanto, pode ser que os homens da igreja sejam mais fofoqueiros do que as nossas mulheres.

2º Mito: Se a informação é verdadeira podemos passa-la adiante

A questão não é se é “verdadeira”, mas se “edifica”.

À luz da palavra de Deus. Para aquele que amam a Palavra de Deus e a consideram:

Somos ensinados por exemplo na carta de Paulo aos Efésios
Ef. 4.29 somos ensinados de que não deve “Sair da nossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para a edificação, e assim, transmita graça aos que a ouvem”.

O critério não é se é verdade? Mas se essa verdade edifica.

Revelar esse conteúdo vai edificar ou vai destruir
Revelar esse conteúdo vai promover graça ou desgraça

Aqueles que estão cercados por você. Na roda de conversa. Na escola. No trabalho. Na igreja. As pessoas em derredor: Estão sendo edificadas ou estão sendo pervertidas?

Ef. 4.29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para a edificação, e assim, transmita graça aos que a ouvem”.

Conclusão:
De maneira Deus revelou sua vontade na sua vida no estudo de hoje?

Você tem feito alguns comentários dos quais a luz da palavra de Deus você está arrependido e deseja mudar?

Será que existe a possibilidade de você estar perdendo o controle dessa área, mas reconhece que Deus pode ajuda-lo a vencer?

Peça ao Senhor perdão pelo mau uso de seus lábios e busque honra-lo e transmitir graça ao que te ouvem.