sexta-feira, 27 de abril de 2012

Impulso Fatal



O que é tentação? É o impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados

Rm 7.18-19 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”.

Impulso é aquela ação de impelir; é aquela força de levar; é aquele estimulo muitas vezes  ou quase sempre irresistível.

O Diabo é o estimulador externo da tentação - Mateus 4.1 “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”.

A investida do diabo contra os cristãos é denominada de tentação (Desejo fortíssimo de praticar atos contrários aos princípios de Deus). O diabo dissimuladamente tem plantado nos corações a semente da tentação da cobiça. O diabo é patrocinador do pecado.

O mundo é referencia externo da tentação - 1Jo 2.15-16 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.

Os três desejos peçonhentos da raça humana: Concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida. Esses três são maus desejos que podem ser saciados pelo mundo. O mundo é o sistema governado pelas trevas, onde não há temor e tremor de Deus. Cada um desses maus desejos afeta uma área da vida humana. E o mundo tem suprido e abastecido os homens nos desejos da carne, dos olhos e da arrogância da vida.

Carne é a origem interna e gestora da tentação - Tiago 1.14-15 “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”

Objetivo de toda tentação sempre é o mal. O pecado sempre gera a morte. A maior luta do ser humano é contra ele mesmo.

O que é provação? É o exercício de disciplina e correção vinda da parte de Deus para  o aperfeiçoamento da fé:

1 Pe 4.12 “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo”

Objetivo de toda provação sempre é corretivo. As provações tema finalidade do fortalecimento de áreas cristãs

A origem da provação sempre é invariavelmente Divina - Hb 12.6-10 “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”.

Toda provação além de corrigir, exercer papel fundamental no crescimento da fé - Tg. 1.2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

3 – O Ciclo da Tentação (Tg 1.13-15)

Pensamento – Imaginação – Desejo – Decisão - Ação (pecado) - Morte (separação de deus)

4 – O Ciclo da Provação (Tg 1.2-4)

 Aflições - Fé em Jesus – Perseverança – Vitória - Vida

5 - Como obter vitória sobre a tentação?

Afastando-nos das fontes da mesma: 1 Co 6.18 “Fugi da impureza” - 2 Tm 2.22 “Foge, outrossim, das paixões da mocidade”.

Vigiar e orar: Mt 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”

Levar todo pensamento á obediência de Cristo: 2 Co 10.5 “E toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.

6 - O que fazer, quando cedemos em tentação e cedermos ao Pecado?

Confessar e abandonar o pecado: Pv 28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”

Confiar que o sangue de Jesus é suficiente para garantir o perdão e a purificação: 1 Jo 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

7 - Conclusão

Não precisamos ficar carregando um fardo pesado dos pecados cometidos. Uma vez confessado o pecado, devemos nos apropriar do perdão oferecido por Deus através do sangue de Jesus e continuar a viver de tal maneira que Deus seja glorificado.

Pr. Mário

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Um final miserável...



Áudio:Um final miserável


Leitura: Isaías 5.23-24 “Os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça! Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel”.

Essa é mais uma das advertências que encontramos no Antigo testamento contra a desonestidade.

Note a contemporaneidade desse registro de Isaias. É estarrecedor essa advertência.

O lucro do desonesto traz maldição. Ele será um desventurado ou infortunado. Ele está infelicitando sua própria vida em prol da desonestidade

Deus não deixará impune os desonestos eles receberam a medida certa de sua injustiça. Mas até que esse dia chegue eles estão semeando o mal para eles mesmos.

Isaias usa uma linguagem comparativa, ele começa comparando tais desonestos com "Palha sendo incendiada".

"Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama..."

Quantos de vocês têm o hábito quando estão limpando o quintal, vocês esperam a folha secar para então botar fogo? Quem já fez isso?

É justamente isso que o texto está ensinando. Deus deixará esses infelizes “Secar”- Eles vão perder tudo... Mas aos pouquinhos... Eles vão perdendo o que ilicitamente conquistaram... E quando eles estiverem bem secos. Nesse momento o Senhor fará uma fogueira e a palha queimará.

Isaias também compara tais pessoas como: Raiz Pobre

"...Assim será a sua raiz como podridão,"

Raízes em decadência em podridão. 


Quando chove em São Paulo muitas árvores caem. O corpo de bombeiros é acionado é quando eles estão atendendo aquela ocorrência tem sido detectado que as raízes são podres. Foi feita uma apuração técnica e descobriram que a pavimentação das ruas e das calçadas estão impedindo as árvores de buscar água. As calçadas têm impermeabilizado de tal forma que a água da chuva não chega até as raízes.

E com isso as raízes se apodrecem e as árvores caem. Uma raiz apodrece porque não consegue absorver os nutrientes para mantê-la vida

Deus está dizendo que ele vai cortar o suprimento dessas pessoas. Mesmo com todo o dinheiro mundo, eles morrerão na pobreza. Muitos apodreceram na cadeia.

A troco de quê? De que valeu seus milhões? Assim com uma raiz podre, assim o desonesto será.

Isaias ainda faz uso de uma terceira comparação: Flores levadas pelo vento

"...E a sua flor se esvaecerá como pó"

Quem não fica deslumbrada na troca de estação. Depois do Verão entra o Outono. Esse período é caracterizado pela queda de temperatura. As folhas começar amarelar e cair.

Porque as folhas caem? É uma autodefesa das árvores. Com a chegada do frio e menos luz solar a árvore diminui a produção de clorofila. Que é uma substância responsável para a árvore absorver o gás carbônico. E com isso as folhas vão morrendo até que caem.

E que acontece depois que cai? O Vento a dispersa... O Vento a carrega para longe...  

Deus disse por boca do seu profeta: Assim será o desonesto. Ele será disperso pelo vento com uma folha morta

Conclusão:

Será que no final vale a pena desprezar o Senhor? Será que o menosprezo a sua Palavra e a sua vontade não trará sérias consequências a essas pessoas?

"...Porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel".

Deus não deixará impune os desonestos eles receberam a medida certa de sua injustiça. Mas até que esse dia chegue eles estão semeando o mal para eles mesmos.

Por essa razão ao sermos surpreendidos pelos atos noticiados pela TV, não devemos desesperar ou desacreditar na justiça, porque ainda nesse mundo, o Senhor os fará colher a merecida e justa punição pela desonestidade.

Pr. Mário Botão

O Amor é atencioso


Leitura: 1 Coríntios 13:5 "Não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal"

O amor pensa. Ele não é apenas um sentimento. Ele se mantém ocupado em pensamentos. Sabendo que os pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas.

Quando você se apaixonou, o pensamento veio quase que naturalmente. Você passou horas imaginando como seria viver com a pessoa amada. Imaginando o que ela estaria fazendo; Ensaiando coisas marcantes para dizer. Quantas vezes você disse sinceramente: "Eu não consigo parar de pensar em você". Mas, para a maioria dos casais as coisas começam a mudar logo depois do casamento.

A esposa finalmente tem seu marido; o marido já tem sua esposa. A caça está terminada e a perseguição encerrada, e aos poucos o romance vagarosamente desaparece.

Você se deixa focar em seu trabalho, amigos, problemas e desejos pessoais. Depois de algum tempo, você involuntariamente começa a ignorar as necessidades do seu cônjuge.

Mas é um fato: O casamento acrescenta outra pessoa em seu universo. E o período de namoro e noivado foi insuficiente para você lidar com o fato de que outra pessoa foi está inserida na sua vida

A falta de atenção então é um inimigo silencioso; Se o casal não tem essa compreensão um do outro, isso pode resultar em desentendimentos sem fim.

Ele fica frustrado tentando entender por que ela fala em enigmas ao invés de falar de uma vez o que quer. Ela fica frustrada tentando entender por que ele é tão desatento e não soma dois mais dois para compreender o que ela diz.

O amor requer atenção dos dois lados. Esse tipo precisa daqueles outras três facetas: Paciência, Bondade e Generosidade.

Os Homens são diferentes de Mulheres - A Editora: Mundo Cristão lançou um livro, chamado “Amor e Respeito” pelo Dr. Em Divindade e psicologia familiar, chamado Emerson Eggirichs.

E a proposta do livro; (Tese): O amor é o que elas mais precisam, e o respeito é o que eles mais precisam. E o autor do livre fala exatamente isso: Homens são diferentes das mulheres - Homens pensam diferente das mulheres - Homens se comunicam diferente das mulheres

E usa a seguinte lustração: O mundo do homem é azul, tudo é azul. O mundo da mulher é rosa, tudo é rosa. E rosa é completamente diferente de azul - Desse modo: O marido deve apreender a decifrar sua mulher que é rosa e a esposa deve aprender a comunicar com seu marido que é azul.

A natureza atenciosa do amor lhe ensina a usar a mente antes de usar os lábios. O amor pensa antes de falar. Ele filtra as palavras com a peneira da paciência, bondade e generosidade. Sem isso você não é capaz de ser atencioso. Sem paciência você não e atenciosa. Sem bondade você não é atenciosa. Sem generosidade você não é atenciosa

Quando foi a última vez que você gastou alguns minutos pensando em como poderia demonstrar amor ao seu cônjuge e entendê-lo melhor?

Esse livro “O Desafio de amar” que estou usando com vocês, o autor diz o seguinte: Que o amor é uma escola, e quase todos nós estamos ainda no jardim da infância, ou seja, mesmo os mais antigos, precisam aprender amar.

Desafio da semana: Os desafios que já foram: Não dizem nada que venha desencorajar seu cônjuge, melhor não falar nada. Fazer algo inesperado. Fazer algo que demonstre que você pensou no seu cônjuge.

Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia e faça duas coisas: Pergunte como você está? Tem algo que eu posso fazer por você

E semana que vem vamos ver o que aconteceu...

Pr. Mário Botão (Compilado e adaptado do Livro o Desafio de amar)

O Doce suborno confunde até os mais hábeis



ÁudioSuborno


Provérbios 15.27 “O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá”.

Deus diz em sua Palavra que a desonestidade é um caminho que leva a desgraça, não entre nessa vereda!

Se alguém lhe oferecesse uma facilitação, porém ao aceitar você suplantasse sua honra, seus valores e ainda sua consciência você ainda aceitaria tal facilitação?

Desde cedo queremos facilidades, e aprendemos a desonestos. Quando pequenos trocávamos injustamente nossos brinquedos: Uma bicicleta por um videogame queimado; Uma bola por um carrinho sem rodas; Uma pipa por uma caneta sem tinta. É o famoso “Conto do vigário”, o tão popular “171”.

Desde cedo somos encorajados a ser “Golpistas”. Todos os homens já teve alguma experiência que lhe facilitou a conquista de alguma coisa, se aproveitando de uma situação, subtraindo alguma coisa devido ao descuido de outros, ou pelo simples fato de sermos “Oportunistas”.

Se aquilo me beneficia de alguma maneira, mesmo que sua origem seja ilegal é muito provável que teríamos dificuldade de rejeitar, mesmo sabendo que tal ato implicasse em ferir minha dignidade e honra.

Talvez comprando uma CNH, um filme pirata, talvez até trocando a etiqueta da roupa mais cara pela mais barata. Vivemos num mundo tenebroso onde se há uma propaganda que o lucro é melhor que a honra.

O exemplo deveria vir de cima: autoridades, governantes, magistrados, políticos, policias, educadores, e lideres religiosos, o que faremos para desestimular desonestidades nas classes inferiores?

É muito significativo observar que ultimamente vivemos dias que não há distinção de classe para a desonestidade. Esse mal tem penetrado em todos os ramos e atividades da nossa sociedade, inclusive nas igrejas.

Tudo o que tem acontecido, reforça a inerrância dos Escritos Sagrados, que há séculos já declarava:

2Timoteo 3.1-5 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”.

Salomão colocou uma nota muito interessante, sobre essa artimanha de desonestidade, ele chama o suborno de “Pedra mágica”.

Provérbios 17:8 “Pedra mágica é o suborno aos olhos de quem o dá, e para onde quer que se volte terá seu proveito”.

O suborno é um laço do mal, pois atraí pessoas que são tendenciosas para o enriquecimento ilícito e ilegal, é uma atração para os avarentos e gananciosos, sendo capaz de seduzir do simples até os mais hábeis.

Tiago fez uma observação duríssima contra a desonestidade, destacando um final infeliz e afligido para tais pessoas.

Tiago 5.1-6 “Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.

Note a contemporaneidade desse registro de Tiago, é estarrecedor essa advertência. O lucro do desonesto traz maldição, ele é desventurado, infortunado, ele está infelicitando sua própria vida em prol de enriquecimento ilusório.

Deus não deixará impune os desonestos e corruptores, eles receberam a medida certa de sua injustiça. Mas até que esse dia chegue eles estão semeando o mal para eles mesmos.

Existe um conselho bíblico, muito revelador no livro de Crônicas, que deveria ser observado por todos nós.

2 Crônicas 19:7  Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita ele suborno.

Não venda sua honestidade e honra por ninharias, talvez a facilidade lhe cause de fato algum benefício, mas não se engane Deus é contra tais pessoas, porque estão corrompendo a verdade, tendo suplantado por uma mentira do Diabo, porque Satanás sempre foi um grande vigarista, não se assemelhe a ele.

Apocalipse 22:11  Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

Que Deus abençoe e nos proteja desse mal, que temos observado e testemunhado nos noticiários.

Pr. Mário Botão

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mãe Cristã em Pleno Século XXI

Eu poderia chamar o nosso século de “Um mundo em transformação pelo Caos”. Apesar de vivermos numa sociedade que busca freneticamente seus direitos. E diariamente novos movimentos têm sido organizados a favor de diversas classes sociais, estamos cada vez mais ajudando no “Caos das Trevas”.

Há de se compreender de que nossa sociedade nessa tentativa de solucionar o problema tende a dar maior complexidade ao caos devido ao fato de que o homem é destituído da glória de Deus (Romanos 3.23). Desse modo O HOMEM é incapaz de encontrar as respostas para seus anseios e frustrações.

Por outro lado, pessoas supostamente convertidas se mostram profundamente despreparadas nas questões básicas do cristianismo. Religiosos entregue a subjetividade espiritual, práticas supersticiosa e mística, sem teor doutrinário e sem comprometimento com as Escrituras.

Como destacar o valor da mulher e mãe dentro de nossa sociedade em caos?

Acredito que Deus falou sobre esse assunto de modo honesto e transformador, vamos olhar apenas para as Escrituras e responder "Como uma mãe cristã deve viver em pleno século 21?

1 Timóteo 2:15  Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

Uma mulher e mãe cristã na perspectiva Divina, além de gerar é aquela que permanece gestando tais virtudes ao longo de sua vida, as virtudes são: Fé, Amor, Santificação e Bom Senso.

Falaremos resumidamente de cada um dessas virtudes:

A Fé é convicção e a certeza na Revelação de Deus - Deus se revelou para nós, principalmente nas Escrituras, Desse modo Fé é abraçar as verdades bíblicas como sendo a única regra de fé.

O Amor é aquele comportamento sacrificial, que busca o melhor para o próximo, tendo em vista o nosso amor a Deus que envolve todo o nosso ser (Coração, Alma, Força e Entendimento)

Santificação é aquela atitude onde buscamos controlar nossos apetites carnais, separando-nos diariamente de praticas pecaminosa, e com isso consagrando-nos cada vez mais ao Senhor.

Bom senso é sobriedade e autocontrole é a sensibilidade de agir em meios a complexidade da vida. Uma pessoa de bom senso não se deixa controlar pelos sentimentos, anseios, mas ela domina essas áreas, porque é dominada pelo Espírito de Deus.

Ser mãe é uma missão sublime, porém para muitas mulheres tem sido uma desgraça, pois  em muita confusão elas têm administrado seus lares, destruindo com suas próprias mãos.

Graças a Deus que o meu mundo só será transformado pelo simples fato que minha vida está nas mãos daquele que deu ordem ao caos e trouxe luz nas trevas.

 Pr. Mário Botão

Esquadrinhando a oração


Esquadrinhar é pesquisar, buscar o que é “Oração”. Como deve ser caracterizada a vida de oração de um servo do Senhor?  A definição mais simples de oração é “Falar com Deus”. Porém a oração tem várias formas de objetividade. 


Ás vezes estamos fazendo pedidos a Deus, outras vezes estamos agradecendo a Deus, outras vezes ainda estamos mediando a favor de outras pessoas.

TESE: Quais são as formas de oração?

A 1ª Forma de oração é a Súplica
Nós suplicamos a Deus através da oração
Salmo 86.6 “Escuta, SENHOR, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas”.
Suplicar está relacionado a fazer pedidos de Deus.  Mateus registrou essa fala de Jesus “Pedi, e dar-se-vos-á”.
Muitos de nós não temos recebido porque simplesmente não temos pedido. João o apóstolo registrou essas palavras de Jesus “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.
Desse modo a vida de oração de um servo do senhor, consiste em suplicar. Deus tem prazer em ouvir seus pedidos e ele o mais breve possível responderá sua oração

A 2ª Forma de oração é a Intercessão
Nós intercedemos a Deus pela oração
Paulo disse a Timóteo da importância de se usar a prática de intercessões em favor de todos os homens. (1Tm 2.1). Intercessão está estreitamente relacionado ao ato mediar, você através da sua oração pode mediar a favor daquele que necessita do favor divino. O próprio Jesus intercede pela sua igreja. O próprio espírito Santo intercede por nós.

A 3ª Forma de oração é as ações de Graças
Salmo 69.30 “Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças”.
Ações de graças é uma expressão de gratidão, é um oração de agradecimento.
É aquela expressão sincera que diz “Obrigado Pai”. Todos nós temos muito que agradecer.
Davi disse inúmeras vezes disse que “Renderia ações de graças ao Senhor
Ou seja, ele iria expressão sua gratidão a Deus por aquilo que Deus estava fazendo em sua vida.

CONCLUSÃO: A oração não se resume apenas nessas três formas, porém essas três formas nos ajuda a entender que oração é muito mais do que simplesmente falar, é falar com objetividade, e elevar a sua voz com consciência e responsabilidade.

Quando foi a última vez que você expressou em ações de graças aquilo que Deus tem feito por você? Quando foi a última fez que você se dedicou a escrever no seu caderno de oração nome de pessoas para interceder durante a semana? Quando foi a última vez que antes de agir, você buscou a direção de Deus, e você estava decidido em não agir até que Deus respondesse a sua súplica?

Pr. Mário Botão

Arquétipo dos fieis


1 Timóteo 4.12 “12  Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”.

É muito interessante notar da importância de termos referencias em nossas vidas. Quantos de nós admiramos uma personalidade pela sua postura correta de caráter? Ou, pelo seu comportamento em público? Ou, pela sua firmeza nas declarações?

Paulo encoraja Timóteo a ser possuidor de certos elementos para ser essa referencia dos fieis. Temos muitas referencias em vários níveis de valores morais e éticos, e nas questões espirituais?

Quem são as pessoas revestidas de qualidade espirituais, dos quais você admira e quer imitar? Seu pastor é dotado de quais qualidades? Seu professor de EBD? Seu líder da mocidade? Você mesmo é uma referencia em casa e na igreja de quais elementos?

Como detectar esses elementos? Quais são esses elementos de crente padrão, que serve de referencia para os demais?

Padrão na Palavra

Paulo diz a Timóteo da importância de conhecer a Palavra, essa Palavra está se referindo as Escrituras.

Todo crente deve conhecer o suficiente para defender sua fé. Mesmo nos dias de Timóteo havia uma confusão doutrinária.

É de suma importância o cristão conhecer a verdade para poder defendê-la.

Você conhece as Escrituras? Você se dedica para estuda-la? As pessoas são cientes do seu compromisso com as Escrituras? 

Padrão no Procedimento

Paulo exorta a Timóteo da importância do comportamento publico, esse procedimento está atrelado a maneira como Timóteo iria reagir as mais diversas situações do dia-a-dia.

O nosso comportamento diz muito sobre quem somos.

Suas ações são corretas? Sua postura diante de uma oposição reflete um comportamento bíblico? Em seu lar, sua família reconhece essa postura?

Padrão no Amor

Paulo reforça a verdade que é conhecida de todos os cristãos,

O amor ao próximo é a maneira de evidenciarmos nosso amor por Deus. Joao disse que aquele que conhece a Deus deve amar o seu próximo.

Você demonstra amor para as pessoas? É notório por parte de outros que você tem interesse na vida das pessoas? Quando foi a última vez que você deu provas de seu amor para seus filhos?

Padrão na Fé

Paulo compartilha com Timóteo o assunto que ele mais explorou na carta aos Romanos, que é a “Fé”.

No Livro de Hebreus ele mesmo escreveu que sem “fé” é impossível agradar a Deus. O crente deve andar pela fé.

Andar pela fé é uma questão prática, você confiar em Deus no dia de hoje? Você está pronta para tomar as decisões mesmo àquelas que no momento você não sabe o final delas?

Padrão na Pureza

Paulo trata de um assunto polêmico, pois a pureza está atrelada ao controle dos apetites carnais.

O ministério de qualquer obreiro pode ser declarado “Encerrado” se ele não cuidar da área de pureza. Por isso da importância de ser Puro.

Você tem buscado evitar o pecado transmitido pela TV? Pela Internet? Você tomado decisões que deixam claro que você é santo? Quando foi a última vez que você tomou uma decisão radical para deixar seu pecado secreto?

Conclusão:

Deus tem um padrão muito alto para aqueles que querem ser referencia no mundo cristão. Graças a Deus que o Senhor nos capacita para alcançarmos esse padrão de vida.

São 05 os elementos necessários para sermos essa referencia para nossos irmãos: Palavra, Procedimento, Amor, Fé e Pureza.

Qual desses elementos você se destaca?

Pessoas já têm reconhecido algumas dessas áreas na sua vida?

Pessoas que convive com você podem dizer? Fulano é um exemplo para mim da Palavra, pelo seu conhecimento. Fulano é para mim exemplo de procedimento, de Amor, de Fé de Pureza? Então busque isso no seu viver diário.

 Pr. Mário Botão

O Evangelho das Escrituras



1 Coríntios 15.3-4 “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.

Acho muito interessante o apostolo Paulo, trazer essa forte evidencia do conteúdo do Evangelho mencionando as Escrituras.

Desse modo é as Escrituras Sagradas que dizem isso, é a Palavra de Deus que afirma que o Evangelho contém um conteúdo singular e único.

Não há dois evangelhos, há apenas um evangelho, apenas uma mensagem verdadeira, é muitos interessante que os 04 registros sinópticos abordam o mesmo Evangelho de prisma diferente, mas o conteúdo é o mesmo.

Paulo quando advertiu os irmãos na Gálacia foi pela sua inconstância com relação à mensagem do Evangelho, porque eles deixaram a mensagem do Evangelho.

Quando Paulo escreveu para os irmãos em Éfeso ele os encorajou a calçar os pés com Evangelho, dizendo vão e pregue o Evangelho.

Quando Paulo escreveu aos Filipenses ele testemunhou que ele estava defendendo o Evangelho.

Agora aqui nessa carta aos Coríntios ele descreve o verdadeiro conteúdo do Evangelho. O que é necessário na pregação para ser um evangelho verdadeiro? Quais são os principais fatos da mensagem do Evangelho?

Morte de Cristo (15.3)

A morte de Cristo foi a maneira que Deus escolheu para que o perdido tivesse perdão dos pecados, e com isso se livrasse da morte eterna.

A bíblia diz “O Salário do pecado é a morte”.

Desse modo Jesus recebeu o salário que deveria ser meu.

A morte que eu merecia Ele levou sobre si.

Sepultamento de Cristo (15.4)

O Sepultamento de Cristo é a evidencia de que de fato não foi uma encenação, nem mesmo um incidente.

Deus já havia anunciado que seu filho padeceria a morte, Jesus foi sepultado. E para garantir o sepultamento de Cristo,

Para garantir que de fato Jesus foi sepultado, Deus permitiu a participação do governo Romano para servir de prova incontestável, soldados romanos foram colocados a porta do túmulo de Jesus.

Ressurreição de Cristo (15.4)

Pedro no seu discurso aos judeus, ele disse: “Rompeu-se os grilhões da morte”, ou seja, a morte não pode deter o Filho de Deus.

Jesus de fato morreu, mas também venceu a morte, Paulo disse que ele “triunfou sobre a morte”.

Desse modo com a ressurreição de Cristo, temos a esperança da Vida Eterna e a Ressurreição.

Conclusão

Você entende da extrema importância de conhecer esses fatos?

Sem a morte, sepultamento, e a ressurreição de Cristo, não tem Evangelho.

O Evangelho, ou seja, as Boas Novas é que Deus enviou seu filho para morrer na cruz, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, não existe outro Evangelho além desse, se houver pode ter a certeza é “Falso”.

Sem esse Evangelho das Escrituras não há perdão e nem vida eterna, o homem permanece perdido e escravizado ao seu pecado.

Será que você tem sido como os Gálatas? Deixou de anunciar esses fatos? Ou será que você tem sido como os Efésios? Tem calçado os pés pregando o Evangelho? Paulo disse que ele mesmo estava na defesa do Evangelho.

Quantos de vocês vão anunciar essa mensagem que Paulo disse ser o Poder de Deus? “Porque não me envergonho do Evangelho que é o poder de Deus”.

Pr. Mário Botão

Traços de um cristão maduro



Leitura: 1 Coríntios 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”

É muito interessante notar o desânimo entre esses crentes de Corinto nessa ocasião, por que surgiu um rumor, uma falácia de que a Ressurreição já havia acontecido, e os crentes entraram em desespero, Paulo escreve corrigindo essa falsa informação, como exortando-os a continuar crescendo no Senhor.

Como identificar um cristão maduro pelo comportamento?

Muitos de nós atribuímos essa identificação as boas obras. Apesar de que há muitos traços que podemos identificar em um verdadeiro cristão.

Acredito que Paulo nos ajuda nessa tarefa, porém não no sentido de olharmos para os outros, mas para nós mesmos, será que eu detenho traços de um cristão maduro? Como identificar um crente maduro?

Pela Firmeza

Paulo disse “sede firmes”, há um verbo imperativo nesse versículo “Sede”, como se fosse uma “Ordem” de Deus para os cristãos.

Desse modo é imprescindível que um cristão seja firme, ou melhor, seja “Forte” no seu viver diário.

Do mesmo que temos crentes “Fortes”, também temos crentes “Fracos”. Você conhece um crente que fica choramingando e dizendo: “A carne é fraca” para justificar suas quedas espirituais?

Então é justamente o oposto que Paulo está ensinando aqui. Obviamente que a “Carne é fraca”, mas isso não é uma carta de autorização “Peque por que não há alternativas”, a carne (Natureza humana) é fraca de fato, mas o Espírito (Nova Natureza) está pronto, desse modo devemos lutar pela firmeza de nossa conduta.

Por ser Constante

Paulo disse “Sede inabalável”, há muita semelhança entre a palavra “firme” e “Inabalável”.

Porém a palavra “Inabalável” está relacionada às convicções daquela pessoa, ou seja, a primeira se relaciona ao comportamento, a segunda com valores.

Você cederia seus valores morais e espirituais por conveniência? Por pressão? Por medo?

Se você é um crente maduro, você vai sofrer as consequências, mas não cederá convicções, você permanecerá inabalável. Constante e fiel naquilo que você crê.

É muito interessante quando Paulo fala aos Coríntios sobre o alimento sólido que é para crentes maduros, em contraposição ao leite que é para crentes inexperientes, e nessa ocasião Paulo reconhece essa diferença por eles ainda serem carnais.

Por ser Disposto

Paulo também identifica a maturidade de um crente pela disposição em servir com abundancia.

Uma pessoa adulta também é responsável, assim como todo crente deve ser responsável com relação a seus compromissos.

Porém a disposição desse crente maduro excede aos demais, pelo simples fato de que ele é disposto a fazer além daquilo que lhe é designado.

Que tipo de pessoa você quer trabalhar (a) Aquele que faz o necessário (b) Aquele que não faz nem o necessário (c) Aquele que faz além do necessário?

Conclusão

Você aprendeu a distinguir um crente maduro de um crente imaturo.

O Crente maduro é possuidor de alguns traços, são eles: Sua firmeza no comportamento, por ser constante em suas convicções e por ser disposto a fazer além daquilo que é necessário.

O meu desafio é o seguinte: Todos nós temos áreas que precisamos melhorar. Então qual dessas áreas você acredita que deve melhorar?

Quantos de vocês se comprometem a ter uma vida que vai refletir uma mudança significativa e madura?

Lembre-se no Senhor todo investimento e sacrifício não é em vão, ou seja, traz benefícios agora e no mundo vindouro.

Pr. Mário Botão