quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Não estamos sozinhos


Leitura: Hebreus 13:5 “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”
"André e Marcio eram irmãos gêmeos. Quando sua mãe morreu, eles ficaram sob os "cuidados" do pai.  Acabaram fugindo de casa e se perderam um do outro. Nunca mais se viram. André transformou-se num importante e bem sucedido empresário, professor universitário, palestrante e, acima de tudo, pai devotado e esposo exemplar. Marcio, quase sempre desempregado, vivia nos bares da vida, bebendo e arranjando briga, sobrevivendo de favor alheio, pois, devido ao seu estado, sua última companheira também o deixou. Numa sexta-feira à noite, após terminar uma de suas palestras sobre a importância da força de vontade na busca perseverante das realizações pessoais, um aluno perguntou a André, no saguão do auditório: O senhor sempre teve esta extraordinária força de vontade? Nesta mesma sexta-feira, à mesma hora, num outro ponto qualquer do país, Marcio estava sentado num meio-fio, bêbado, chorando e tentando pensar no que havia se tornado a sua vida. Seu único amigo vem buscá-lo para levá-lo para casa e lhe pergunta: Diga-me, meu amigo, você nunca teve força de vontade? Nunca desejou ser um vencedor? As respostas dos dois começaram iguais: Meu pai foi um péssimo exemplo. Ele bebia, batia em mim, no meu irmão e em minha mãe. Não parava em emprego nenhum. Tínhamos uma vida miserável. Quando minha mãe morreu, fugimos de casa. Eu e meu irmão gêmeo nos perdemos e nunca mais nos vimos. Nossa família literalmente se acabou. Mas, terminaram completamente diferentes. Marcio, o derrotado, complemente melancólico: Todo este sofrimento acabou comigo. Acabou com a minha força de vontade. André, afirmou, o contrário e confiante: Todo este sofrimento me fortaleceu. Deu-me ainda mais força de vontade”.

O que essa história tem a nos ensinar a respeito da nossa vida? Você se identifica mais com André ou Marcio? Suas palavras, suas atitudes, suas ações com relação à vida demonstra que você é um lutador?

Podemos enfrentar algumas situações que nos “fogem o controle”. Ás vezes pensamos que estamos perdendo as “Rédeas” da situação. Isso não significa que o Senhor perder o controle ou que ele está confuso.

Precisamos aprender a confiar em Deus não somente quando as coisas estão boas e favoráveis, mas quando as coisas estão um pouco complicadas e difíceis, mas todos nós que temos limites, precisamos voltar a “fonte” de onde “fruirão rios de água viva” e buscar princípios que nos ajudam a continuar correndo com perseverança a carreira que nos foi proposta pelo Senhor.

Pedro em sua carta ele nos ensina sobre “Perseverança”. Perseverança é coragem para ir em frente, é firmeza, é constância, e a virtude que contribui para a vitória.

Contasse a história de um homem inquieto com a vida chamado Derbi. Cansado de trabalhar como vendedor nos EUA resolveu vender tudo o que tinha. Comprou um pequeno sítio no interior do Colorado e começou a preparar o terreno para plantar. Ao escavar o terreno ele encontrou uma pedrinha brilhante e após analisar e descobriu que era ouro puro. Com muita esperança e determinação ele chamou os seus parentes e amigos mais íntimos e formou um grupo para procurar ouro. Ele também resolveu comprar todos os terrenos vizinhos. Adquiriu máquinas e equipamentos pesados, cavou, cavou, cavou e não encontrou mais ouro. Seus parentes a amigos começaram a desanimar, pois o ouro não aparecia. Onde estava a mina? Todos os membros do grupo, um a um, pediram de volta a Derbi o que tinham investido. Derbi ficou sozinho com um grande terreno e muitas máquinas. Ele não pretendia desistir e continuou cavando, mas suas esperanças foram minguando e também desistiu. Vendeu tudo ao primeiro que apareceu interessado naquelas terras que para ele não valiam nada. Voltou para a cidade e recomeçou sua atividade de vendedor. Quando alguém não queria comprar, ele não insistia e logo desistia. Ele era um vendedor de seguros fracassado e infeliz. Certo dia ele leu uma notícia no jornal que lhe chamou a atenção: "Descoberta uma das minas de Ouro mais valiosa do mundo". Ele leu a matéria interessado e viu que era em Colorado e o que mais lhe entristeceu que eram as suas terras, aquelas que ele vendera por uma ninharia. Continuou a ler o jornal e viu a declaração do proprietário do terreno: "Nós não tivemos muito trabalho para achar a mina principal. Tivemos apenas que cavar um metro a mais e pronto". Ao ouvir aquilo, Derbi se lamentou profundamente e mandou gravar uma placa que dizia: "Na vida tudo depende de se cavar um metro a mais".

Desse modo “Perseverança” é uma virtude que deve ser cultiva, principalmente entre os cristãos, é muito encorajador ouvir histórias como de André e Derbi.

Porém, muito mais significativo é saber que ao lutar não estamos só, existe alguém que está ao nosso lado, ajudando-nos a superar nossos limites, por essa razão a perseverança é uma ação motivadora

Não estamos sozinhos nessa jornada, Deus está ao nosso lado.

Hebreus 13:5 “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”

Você acredita que tudo está debaixo do controle de Deus? Você acredita que as pequenas coisas, aqueles imperceptíveis ao homem, àquelas coisas insignificantes no nosso ponto de vista também estão debaixo do controle de Deus?

O que te faz pensar que aquilo que Deus em sua suprema inteligência não sabe quais são os seus limites? O que te faz pensar que Deus sendo conhecedor de toda ciência, de todos os mistérios, de todos os segredos, não é capaz de compreender a nossa finitude?

O que te faz pensar que o Senhor sendo grande em poder, não pode intervir e interferir no curso da vida do homem o livrando quando este se sente abatido? O que te faz pensar que Deus é limitado?

Às vezes trilhamos na linha da duvida. Sabemos muito sobre doutrina, conhecemos fatos, mas esquecemos de que DEUS também nos conhece. Confiamos naquilo que confiamos de Deus, mas esquecemos de que Deus verdadeiramente nos CONHECE.

Ele conhece os detalhes os contornos, tudo absolutamente tudo sobre mim, nada e absolutamente nada passa despercebido com relação a esse “Saber” do Senhor sobre nós. Esse fato deveria nos causar “Alento” e “Sossego

Jesus disse algumas verdades maravilhosas: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

A “Fidelidade de Deus” não é apenas a garantia que ele vai cumprir tudo que disse que cumprir, a “Fidelidade de Deus” também está associado ao fato de que ele SEMPRE cumpri aquilo que é o MELHOR

Se Deus não tem te livrado das provas é que Ele sabe que é o MELHOR. Ele sabe que você pode suportar, mesmo que você diga o contrário. Ele sabe o que é MELHOR, e é MELHOR você passar pela prova do que não passar pela prova.

Aqueles três homens que foram jogados na fornalha ardente diante da ordem maléfica de Nabucodonosor, aqueles três homens sabiam dessa verdade de que DEUS sempre prove o MELHOR, mesmo que seja contrária minha opinião.

Eles sabiam que Deus sabia seus limites, e que se quisesse poderia INTERVIR, INTERFERIR, INTROMETER-SE...

O fato é que Deus interviu, porque Deus conhece nossos limites.

Daniel 3.17-18 “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”

Esse texto de Hebreus além de nos ensinar que “Deus é fiel”, também nos ensina que “Deus é livrador”. Paulo disse em outra ocasião:

2 Timóteo 4:17 “Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.”

Note o que o Salmista declarou:

Salmos 37:40 “O SENHOR os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio.”

Leia comigo o que o profeta Isaias declarou   

Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

Existe um texto que muitos crentes confundem o seu significado, “dizem” que Deus “Acampa seus anjos ao redor daqueles que o temem”. O texto não está dizendo isto, o texto diz “O Anjo”, não “Anjos”, o texto não está se referindo a seres angelicais, mas “O mensageiro do Senhor que é Cristo”. Note o texto com muita atenção:

Salmos 34:7 “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.

Eu prefiro o Senhor Jesus acampado ao meu lado do que milhares de milhares legiões de anjos. Porque a promessa é que o Senhor me livra, essa é a promessa.

Em suas orações lembre-se “O único que pode te livrar é o Senhor

Pr. Mário Botão 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Não seja destruído pelo seu namoro


Leitura Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração porque dele procedem às fontes da vida”.

Certo conselheiro cristão foi em uma universidade para dar uma palestra sobre “namoro”, mas era uma universidade muito hostil com seus palestrantes. O problema não era nem as “vaias”, mas o “desprezo”, não havia muito interesse por parte dos alunos sobre “Namoro no ponto de vista bíblico”. E como o palestrante não conseguia a atenção daqueles universitários. Ele fez uma declaração e logo em seguida desceu do auditório: Ele disse: “Todos vocês tem dois grandes temores: nunca poder amar e nunca ser amado”. Aquela declaração foi uma flecha no coração de vários jovens, e muitos deles o procuram em particular.

É um grande desafio falar sobre “Namoro no ponto de vista bíblico” ao jovem contemporâneo.

Somos conscientes da dificuldade de difundir uma mentalidade cristã sobre um namoro regido por princípios bíblicos, por um preconceito e uma aversão às regras de Deus numa sociedade que preza equivocadamente por uma liberdade sem limites.

Podemos enumerar algumas razões que tem gerado dificuldade da igreja ter um papel fundamental na construção de relacionamentos saudáveis entre os jovens, principalmente os da igreja.

1)   A Bíblia não trata diretamente sobre esse assunto
2)   Cada vez mais cedo pessoas estão entrando num relacionamento afetivo.
3)   Tem havido um crescente número de relacionamentos temporários e promiscuo.
4)   A uma grande confusão e cada vez mais pessoas estão confusas sobre amor e paixão.
5)   As carícias têm levado muitos jovens a cultivarem afetividade sexual fora do casamento.

Essas dificuldades têm construindo uma geração de jovens irresponsáveis, despreparados, com uma mentalidade infantil para um relacionamento adulto.

Nós que somos norteados pela Palavra de Deus, como podemos discutir sobre namoro bíblico se a bíblia não fala sobre esse assunto?

Precisamos de princípios bíblicos para nortear essa discussão, mas afinal de contas “O que é um princípio bíblico?”.

Princípio bíblico é uma regra imutável baseado no caráter de Deus. Desse modo vamos considerar alguns princípios sobre esse assunto

1-   Não deixe Deus fora das suas decisões.

Gênesis 2.18 “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

Homem e Mulher é uma criação engenhosamente maravilhosa
  • Foi Ele quem os formou fisicamente com todos os órgãos e membros, Ele sabe exatamente as necessidades físicas de um homem.
  • Foi Ele quem lhe soprou a vida e o homem passou ser uma alma vivente, isto é dotado de inteligência, emoções e vontade.
  • Foi Ele quem teve a ideia de trazer uma companheira ao homem. A decisão de ter uma mulher para Adão, não partiu de Adão, mas sim de Deus, e no tempo certo Deus trouxe uma mulher a Adão.

Homem e Mulher é uma criação engenhosamente planejada
  • Planejou o domínio que ressalta a importância da mordomia.
  • Planejou o trabalho que ressalta a importância da responsabilidade social.
  • Planejou a obediência que ressalta a importância de ouvir a voz de Deus.

Homem e Mulher é uma criação engenhosamente constituída
  • Deus nos conhece completamente - 139.1
  • Deus conhece meus pensamentos - 139.2
  • Deus conhece todos os meus caminhos - 139.3
  • Deus me acompanha aonde eu for - 139-4-10
  • Deus nos criou no ventre materno - 139-13
  • Conhece nossa alma - 139.14
  • Conhece nossa parte física - 139.15
  • Conhece nossa parte em formação - 139.16
  • Conhece meu coração e meus desejos - 139.23

Deus planejou para o homem uma companheira, e verificamos pelo registro que Adão:
  • Não chorou por uma companheira
  • Não implorou por uma companheira
  • Não se preocupou por uma companheira
  • Não procurou desesperadamente por uma companheira
  • Não ficou reclamado e se queixando por não ter uma companheira

Percebemos claramente que Deus é a pessoa mais interessando no relacionamento entre um homem e sua mulher. Assim sendo devemos colocar em princípio em prática se queremos construir relacionamentos duradouros.

2-  Não deixe que seus sentimentos seja a regra final para suas decisões

O profeta Jeremias falou o seguinte sobre o “Coração humano”.

Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”.
Precisamos aprender a controlar nossos sentimentos e impulsos, caso contrário, seus sentimentos te controlarão, e você passara ser “Escravo dos seus desejos”.

Caso isso aconteça você terá dificuldades para tomar a decisão certa com relação a pessoa certa e sofrerá grandes prejuízos.

Provérbios 25:28 “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”.


Responde as questões abaixo para você avaliar seus “Sentimentos”, se você confirmar positivamente esse perfil, você precisa cuidar.
  • Tenho que estar com ele (ela) quase todo tempo
  • Tenho ciúme quando ele (ela) presta atenção ou recebe atenção de outra pessoa
  • Quando não o vejo fico irritado
  • Fico com raiva quando ele conversa com alguém
  • Nós amamos tanto que decidimos viver juntos, porém sem o casamento.
  • Puxa! Tenho que tocar, beijar senão não fico contente.
  • Penso muito em sexo quando fico perto dele(a).
  • No final vai dar tudo certo depois que eu casar com um descrente
  • Não tenho coragem de contar para meus pais que estou namorando
  • Não teria coragem de contar para meus pais os detalhes que eu faço quando estou perto dele(a).

3-  Deixe que o Espírito Santo dirija seus passos e não precipite nas decisões

Nós que conhecemos a verdade, sabemos que Deis não nos deixou “Órfãos”, pelo contrário, cremos que Deus deixou o Espírito Santo para dirigir a vida daqueles que ele salvou.

Por essa razão Paulo fez aquela observação no livro de Efésios

Efésios 5:18  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,

Quando estudamos o livro de Juízes podemos aprender sobre a história de Sansão homem forte, mas de caráter fraco.

Mesmo sendo um jovem consagrado e com uma missão bem esclarecida, chegou um momento que ele não mais escutava a voz de Deus, e colheu um fim muito triste para alguém que tinha um futuro promissor.

Sansão foi separado por Deus para livrar o povo de Israel de seus inimigos, isto é os “filisteus”.

Por várias vezes Sansão se deixou enamorar por moças ímpias, que não era a vontade de Deus para sua vida.

Mas como tudo tem sua primeira vez, Sansão também teve a primeira vez...

Juízes 14.1-3 “Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa.  Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado.”

Sansão deixou de ouvir a voz do Senhor e começou atender ao seu coração, e por outras vezes essa situação se repetiu, ele se tornou um homem imoral.

Juízes 16.1 “Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela”.

Todos nós sabemos o final dessa história, mas é importante ressaltar a participação de Dalila, na vida de Sansão, uma mulher ímpia, astuta, porém bela e atraente aos olhos e aos sentimentos de Sansão.

Juízes 16.4 “Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila”.

Dalila o importunou tanto até que ele revelasse o segredo de sua força, ela o traiu, e isso lhe custou à vida.

É interessante que os olhos de Sansão, os mesmo que lhe afeiçoou por Dalila, foi o mesmo arrancado por ela, diante de sua traição.

Juízes 16.20-21 “E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.”

Conclusão

Esses são alguns dos princípios que encontramos na palavra de Deus que ajuda o servo de Deus a ser criterioso com relação as suas decisões.
·         Não deixe Deus fora das suas decisões.
·         Não deixe que seus sentimentos seja a regra final para suas decisões
·         Deixe que o Espírito Santo dirija seus passos e não precipite nas decisões

Pr. Mário Botão 

Quem realmente está no comando?


Leitura: Provérbios 21:1 “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina”.

Salomão escreveu que o Senhor tem o controle sobre os reis, assim todo e qualquer humano revestido de autoridade está debaixo do seu poder.

O profeta Isaias registrou algumas declarações contundentes de Deus

Isaias 14.24 “Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará.”

Is 43.13 “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”.

Diz Norman Geisler “Um Deus que existe antes de todas as coisas, está além de todas as coisas, sustenta todas as coisas, conhece todas as coisas e pode todas as coisas, esse controle completo de todas as coisas é chamado Soberania divina”.

Na Confissão de fé de Westminster diz o seguinte: “Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua vontade, ordenou livre e inalteradamente tudo quanto acontece...”.

É excitante observar a grandeza desta “Soberania” no pronunciamento prévio de Deus a Moisés sobre aquilo que aconteceria a Faraó, antes mesmo de acontecer.

Êxodo 3.18-19 “E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte”.

Deus sabia exatamente: O que fazer; Como fazer; Além do mais, ele sabia quais seriam os resultados.

Faraó no Egito é mais que um simples rei, o Faraó era também o administrador máximo, o chefe do exército, o primeiro magistrado e sacerdote supremo do Egito sendo-lhe, mesmo, atribuído caráter divino.

No livro do Êxodo, Faraó é mencionado como um homem frio e inescrupuloso. A bíblia nos informa de sua engenhosa e maquiavélica estratégia para fazer o povo hebreu sofrer e gerencia terríveis maus-tratos contra o povo de Israel.

Êxodo 1.8-11 “Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra nós e saia da terra. E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés”.

A dura escravidão imposta por Faraó, fez com que Deus agisse na direção de suas promessas feita aos patriarcas e o Senhor agirá com “Braço forte”.

Êxodo 2.23-24 “Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó”.

Na narrativa do Êxodo percebemos uma expressão que se repete ao longo desse período entre o chamamento de Moisés e a Libertação do povo hebreu que é a expressão “Coração endurecido”.

Vemos que por várias vezes “Deus” endurece o coração de Faraó: Êxodo 3.20; 4:21; 7:3; 9:12; 10:20; 10:27;11:10; 14:4 e 14:8.

Também observamos que por várias vezes “Faraó” endurece seu próprio coração: Êxodo 7:13; 7:22; 8:19; 8:32; 9:7 e 9:34. 

Porque Deus endureceria o coração do Faraó sendo que Deus tinha intenção de libertar o povo? Como Faraó poderia ser responsável por um endurecimento causado pelo próprio Deus?

Aprenderemos a razão pelo qual Deus endureceu o coração de Faraó e porque Deus o responsabilizou pelos seus atos de desobediência

Deus endureceu o coração de Faraó para demonstrar seu poder

Deus demonstrará o seu poder através de um coração obstinado. Devemos lembrar que todo homem tem inclinação para o mal, como está registrado no livro do Salmo.

Salmos 53:3 “Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um”.

A intensidade das decisões de Faraó são maiores pelo fato da sua posição. A sua condição de autoridade máxima imponha sobre ele, maiores responsabilidades, assim sendo as consequências em relação ao homem comum também seriam maiores.

Desse modo para Deus demonstrar aos Egípcios o seu poder, a pessoas que ele deveria trabalhar seria o próprio Faraó. Faraó caiu nas mãos do Deus vivo!

Hebreus 10:31 “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

No começo do livro do Êxodo temos traços do perfil de governo que revela características pessoas do caráter de Faraó.

Ímpio
Ex 1.8
Astuto
Ex 1.10
Impiedoso
Ex 1.11
Tirano
Ex 1.13
Assassino
Ex 1.16
Cruel
Ex 1.22

Faraó era a personificação do mal, um ícone da maldade, seus atos impetuosos contra o povo hebreu. Ele aplicou dura servidão por muito tempo.

Deus ele está atento ao clamor do seu povo, ele agirá para livrar e salvar o seu povo, principalmente contra aqueles que praticam males, observe essa declaração do profeta Isaias

Isaías 35:4 “Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará”.

A disciplina imposta por Deus naquele pequeno período de tempo, comparado aos muitos anos de escravidão e violência não será desproporcional ou injusto porque é Deus quem está aplicando.

Faraó teve o seu coração ímpio endurecido pelo Senhor para não deixar o povo ir. Essa estratégia divina teve como objetivo escrever profundamente no coração daquela nação que Deus tem “Braço forte” na sua disciplina.

Faraó por várias vez faz “jus” a sua declinação para o erro e o mal

Êxodo 9:34 “Tendo visto Faraó que cessaram as chuvas, as pedras e os trovões, tornou a pecar e endureceu o coração, ele e os seus oficiais.”

Desse modo o “Endurecimento” por parte do Senhor, aconteceu em vista a uma declinação de Faraó e o seu propósito de multiplicar seus prodígios no Egito a fim de que o Egito soubesse que o Senhor é poderoso.

Podemos aprender com esse registro surpreendente da ação do nosso Deus, algumas lições:

1º Deus tem o controle absoluto sobre o Universo e não há ninguém que esteja livre de seu domínio

2º Deus não é injusto para ficar esquecido de seus servos e surdo aos seus clamores

3º Deus age contra o perverso e o usa de forma inexplicável para o louvor da sua glória

Pr. Mário Botão

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jesus do lado de fora é causa de uma igreja morna

  
Leitura: Apocalipse 3.14-22

O livro de Apocalipse foi escrito num período onde a igreja precisava de encorajamento. A igreja estava passando por muitas dificuldades, Satanás está atacando de todos os lados, era necessário lutar conta falsos profetas e lutar para se manter pura diante da imoralidade que sorrateiramente estava entrando na igreja.

A igreja precisava ouvir as Palavras do seu Senhor, e é justamente isso que o livro em seus três primeiros capítulos apresenta. Jesus pessoalmente escreve uma carta para cada uma das sete igrejas da Ásia menor: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

E podemos perceber as características no início dessa carta demonstrando o objetivo de afirmar que aquele que “Escreve” é digno de “Credibilidade”.

Como no caso da carta a igreja de Laodicéia, todas as características apresentadas: o Amém, a Testemunha Fiel e o primogênito dentre os mortos tem esse objetivo de firmar que aquele que “Adverte” é digno de “Competência”.

O texto também revela que esta carta está sendo dirigida ao pastor da igreja de Laodicéia que por sua vez entregaria a mensagem aos membros da igreja.

Essa carta contém algumas advertências contra uma igreja morna, que serve para nós como admoestação para vivermos um relacionamento intenso com o Senhor Jesus.

1ª Advertência é sobre a qualidade das nossas obras - Ap 3.15-16

Esse texto começa afirmando que Jesus conhece sua igreja de forma completa e igual.

Nos EUA na década de 30 surgiu uma teologia chamada “Teísmo aberto”, que por sua vez tem influenciado as igrejas aqui no Brasil. Desde então muitas igreja tem renovado o seu conceito sobre os atributos de Deus. O “Teísmo aberto” acredita que Deus se limitou depois de ter criado o homem, desse modo: Deus não é o Todo Poderoso: Deus é limitado, por essa razão existe tanta maldade no mundo, e por isso “Eles acreditam” que existam tantas tragédias e sofrimentos, Deus sofre com isso, por não ter poder de mudar a história. Para o Teísmo aberto, Deus também não é Onisciente, ele não sabe o que vai acontecer no futuro, o que ele sabe é limitado, ele não sabe as decisões que vamos tomar, ele não sabe o que vai acontecer com você no ano que vem, ele não sabe o que vai acontecer com o mundo. É um Deus assustado que é completamente contrária a fé cristã.

Assim sendo esse texto que está diante de nós, nos ensina isso que Jesus sendo conhece perfeitamente a vida da sua igreja.
Jesus ao trazer essa primeira advertência, ele faz uso de uma linguagem comum para os Laodicenses os “Dutos da cidade”.

Na região que se localizava a cidade de Laodiceia, havia outras duas cidades, a cidade de Colossos na parte de baixo e Hierápolis na parte de cima. Uma característica peculiar da cidade de Colossos, que a cidade possui sua própria reserva de água fria, fonte natural. A cidade de Hierápolis possuía uma reserva natural de águas termais “água quente”. A cidade de Laodicéia não possuía nenhum reservatório de águas, neste caso, o prefeito fez um acordo com essas duas cidades e foi construído um aqueduto para a canalização das águas, até hoje em Laodicéia, existem os restos mortais dos “Dutos”. O detalhe é que quando as águas se encontravam e desembocam no reservatório artesanal construído em Laodicéia as águas chegavam mornas. O povo sofria muito com isso, os próprios mercadores que vinham das outras regiões para negociar na cidade, reclamavam da água da cidade, porque dava ânsia de vômito.

Essa linguagem utilizada por Cristo comparando o sistema de água da cidade, com as obras daqueles crentes é incrível. Interessante que Jesus poderia dizer Alguém me contou, mais ele não diz isso, Ele declara “Eu SEI” eu conheço a qualidade de suas obras.

Suas obras não são frias, essa frase traz uma idéia de crentes que estão totalmente “Sem ânimo, ou desanimados”. Que por sua vez também não estão Quentes – ou seja, fervorosos, animado, dispostos, entusiasmado, energético, vivo.

Jesus diz as obras eram “Mornos”, que significa “Misturado” o termo traz a ideia de “Indiferença”, essa aparece apenas uma vez no Novo Testamento.

Jesus diz com precisão clinica como um medido dando ao seu paciente o laudo: suas obras são parciais, sua atitude é de indiferença, sua reação é passiva e sua neutralidade me incomoda.

Devido a essa mistura, Jesus diz: estou prestes a vomitar da minha boca; O que Jesus quer dizer com isso? Ele está dizendo o que sei sobre suas obras é algo desagradável, estou com ânsia, náuseas.

Quando Jesus compartilha essa advertência, podemos notar que ele ainda “Não vomitou”, mas está prestes a fazer, ou seja, a qualquer momento, ele vai colocar pra fora o que não presta;

Deus se mostra insatisfeito, quando pelas nossas ações mostramos uma “Mistura”. Têm coisas que não se misturam, têm coisas que não se combinam.

No Antigo Testamento, com o povo de Israel era a mesma coisa, o povo era advertido para “Servir apenas a um Senhor”, e eles insistiam em “Misturar”, o santo com o profano, o certo com o errado, o legal com o ilegal. (Js 24.15)

2ª Advertência é sobre o estado espiritual dos crentes – Ap 3.17-18

Economia da cidade de Laodicéia é algo interessante de nota: Uma Cidade Autossustentável, situado em uma vale Fértil, possuía um centro Bancário, havia uma Escola de Medicina e era conhecida pela sua manufatura de Tecido e confecção de roupas.

Possivelmente eles tinham coisas nas quais poderiam se orgulhar, e qual o problema de reconhecer que temos “Dotes” de causar admiração aos outros. Uns tem “Dinheiro”, outros tem “beleza”, ainda outros tem “talentos”. E isso causa admiração nos outros. Laodicéia tinha motivos de sobra para se orgulhar

Alguns historiados, dizem que no ano 70 d.C. houve um grande terremoto, que devastou a cidade, deixando-a em ruínas, os Laodicenses não precisaram recorrer ao “Banco central” de Roma, solicitando “verbas” para reconstruir a cidade, porque a cidade com seus próprio recursos a reconstruíram, e isso era motivo de orgulho.

Devido a essa “Autonomia”, essa “autossuficiência”, essa “Independência”, trouxe sérias consequências para dentro da igreja.

Uma característica se você é um crente morno, é que todo crente morno tem dificuldade de avaliar o seu verdadeiro estado espiritual; Na ótica particular dos Laodicenses, eles estavam ricos, abastados, e não preciso de coisa alguma. No ponto de vista daquele povo sobre si mesmo era que “Tudo estava legal

Mas essa não era a conclusão que Cristo tinha do seu estado espiritual daquele povo, pelo contrário, Jesus disse exatamente o contrário, por essa razão eu havia dito: “Uma característica se você é um crente morno, é que todo crente morno tem dificuldade de avaliar o seu verdadeiro estado espiritual”.

Apocalipse 3.17 “Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”

Para Cristo eles eram “Infelizes”, o que isso quer dizer, Paulo usa essa mesma expressão no livro de Romanos, infeliz significa “Carregar um corpo morto”. Para Cristo eles eram “Miseráveis”, ou seja, “digno de pena”. Para Cristo eles eram “Pobres”, ou seja, “Mendicância”, talvez fazendo uma crítica a postura de autossuficiência, quando eles disseram “Sou ricos e abastados”; Para Cristo, eles eram “Cegos”, mentalmente cegos, mesmo que eles tivessem uma sede de uma famosa escola de Medicina, esta cidade provavelmente também produzia o remédio para os olhos conhecido como pó frígio. Uma das principais deidades veneradas em Laodicéia era Asclépio, um deus da Medicina; Para Cristo todo aquele avança de nada adiantaria para a cura espiritual, porque eram cegos espiritualmente. Para Cristo, eles eram “Nus”, digno de vergonha, mesmo que a lã negra e lustrosa, brilhante de Laodicéia, e as roupas fabricadas com ela, eram amplamente conhecidas em Roma; Para Cristo, eles estavam desnudos, despidos, sem roupas, digno de vergonha.

Jesus avalia com exatidão o estado das obras dos crentes, o estado espiritual dos crentes, por que ele é aquele que “Conhece” a vida daqueles que fazem parte da sua igreja. Jesus não é o deusinho impotente com medo de humanos como apresenta o deus em minúsculo do “Teísmo aberto”. Jesus é aquele que “Conhece” profundamente a história de sua vida

Em Apocalipse 3.18, Ele dá um conselho:

“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”.

Conceito próprio
Conceito de Cristo
Conselho de Cristo
Rico
Infeliz e Miserável
Compre de mim...
Abastecido
Pobre
Ouro refinado para enriquecer
Não preciso de nada
Cego
Vestes brancas para nudez

Nu
Colírios para ungires os olhos

Conclusão

E essas duas advertências (Obras e o Estado Espiritual) da igreja demonstra que Jesus sabe como ajudar a sua igreja a viver de uma maneira que lhe trará honra.

Jesus lança um desafio aos Laodicenses. Jesus ao declara que CONHECE e que ACONSELHA também é aquele que corrige e disciplina, e ele o faz porque AMA.

Jesus encerra a mensagem dizendo:

Apocalipse 3.20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.

É muito triste saber que a igreja que tem Cristo como seu cabeça, agora por causa de suas obras e de seu estado o tem colocado para fora da igreja, Jesus infelizmente não tem sido o ORIENTADOR da igreja.

Jesus convida a Igreja ao arrependimento, ele está à porta, é muito interessante que aqueles que submetem ao senhorio de Jesus terão o privilégio de reinar com ele na ocasião as da implantação do Reino Milenar.

Apocalipse 3.21 “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

Pr. Mário Botão